ADSE perdeu 1807 prestadores privados em 2018

Em 2018, o número de prestadores de saúde procurados pelos beneficiários da ADSE no regime livre ou com convenção com o subsistema de saúde dos funcionários públicos diminuiu. Ao todo, a este subsistema de saúde perdeu 1807 prestadores de cuidados privados.

A notícia é avançada esta segunda-feira pelo Correio da Manhã, que tem por base o o relatório de atividades de 2018. De acordo com o documento, a que o diário teve acesso, os beneficiários da ADSE acederam aos cuidados de saúde de 28 915 prestadores, no âmbito do regime livre – menos 1794 prestadores do que em 2017.

No regime convencionado, a ADSE cessou acordos com 13 prestadores (num universo de 1598), uma evolução que a direção explica com a “atualização da base de dados”.



Num parecer sobre o relatório, o Conselho Geral e de Supervisão (CGS) critica o documento por não explicar esta “diminuição significativa”.

Em declarações ao matutino, José Abraão, líder da Fesap com assento no órgão consultivo, aponta os atrasos nos reembolsos como uma das possíveis causas. “É normal que o beneficiário não procure tanto os prestadores, se sabe que o reembolso demora meses”.

Já Eugénio Rosa, vogal do Conselho Diretivo da ADSE, desvaloriza a redução, que justifica com o facto de o regime livre ser preterido pelos beneficiários por lhes sair mais caro (a comparticipação é menor neste regime).

O CGS recorda ainda que não são firmados acordos desde 2016. José Abraão diz que há “centenas de pedidos” sem resposta: como o Hospital da Luz e o Trofa Saúde, ambos em Vila Real. Nos últimos três anos, deram entrada, em média, 280 pedidos/ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …

Vacinados escapam às restrições da "lista âmbar" britânica

Pessoas vacinadas contra a covid-19 que viagem a partir dos Estados Unidos (EUA) ou da União Europeia (UE) podem evitar a quarentena caso venham de um país da "lista âmbar" britânica, onde está Portugal. Segundo o …

Equador retira nacionalidade ao fundador da Wikileaks, Julian Assange

O governo equatoriano revogou a decisão de 2018 devido a incongruências burocráticas. O advogado de Assange já disse que vai recorrer e que a decisão foi tomada sem o fundador da Wikileaks ser ouvido. O Equador …

Os primeiros resultados dos Censos: Portugal perdeu população pela primeira vez desde 1970

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, esta quarta-feira, os primeiros resultados dos Censos 2021, cujas respostas por via digital ultrapassaram os 99%. Portugal tem hoje 10.347.892 residentes, menos 214.286 do que em 2011, segundos os …

Portugueses esperam quase até aos 40 para comprar casa

Um barómetro que avalia a preferência dos consumidores na hora de comprar um imóvel indica que a maioria dos portugueses só liquida o crédito à habitação após a reforma. O indicador destaca ainda que os portugueses …