ADSE está com boa saúde financeira, diz presidente do Conselho geral

Os beneficiários da ADSE podem estar “tranquilos”. Segundo João Proença, presidente do Conselho Geral e de Supervisão, o subsistema “está com boa saúde financeira”.

O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, João Proença, garantiu esta sexta-feira que o subsistema nacional de saúde está bem financeiramente e que os seus beneficiários podem estar “tranquilos”.

A ADSE está com boa saúde financeira. Face aos trabalhadores pagarem 3,5% de salário ou da pensão, as receitas são sempre superiores às despesas”, explicou João Proença, em declarações aos jornalistas, à margem de um seminário sobre o futuro da ADSE, realizado na cidade da Horta, nos Açores, por iniciativa do SINTAP.

Segundo explicou, a ADSE “é o maior subsistema nacional de Saúde”, que representa cerca de um milhão e 200 mil funcionários, ou seja, é um modelo “desejado” pelos trabalhadores que o financiam.

“Os beneficiários da ADSE podem estar completamente tranquilos“, insistiu, adiantando que o problema que existe no futuro é que “as despesas estão a crescer a um ritmo mais rápido do que as receitas”, o que significa que “há que tomar medidas de gestão, que garantam uma boa proteção dos seus beneficiários e que não provoque um aumento de encargos”.

O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE referiu-se também às novas tabelas de comparticipações que foram enviadas às unidades de Saúde de todo o país, que suscitaram reservas por parte de alguns hospitais.

“Não temos dúvidas de que todos os prestadores de saúde vão aderir a estas tabelas. Houve ameaça de dois grandes grupos hospitalares de suspender as convenções em abril, não de as denunciar, mas já recuaram e o diálogo está a decorrer”, garantiu João Proença.

Para o responsável, “quando estão em jogo interesses financeiros muito elevados, é normal haver algumas tensões”.

Por outro lado, Francisco Pimentel, coordenador do SINTAP nos Açores, lembrou que existem novos “desafios” que se colocam, atualmente, à ADSE, e que estão relacionados com o seu alargamento e um maior número de beneficiários, não só a nível nacional mas também na região.

“Um dos grandes desafios que se coloca à ADSE é o alargamento do número de beneficiários, nomeadamente por uma questão de justiça e equidade, especialmente com os trabalhadores com contratos individuais de trabalho nos hospitais EPE”, explicou.

O SINTAP, que está a comemorar 40 anos de existência, vai também ser recebido hoje pelo vice-presidente do Governo Regional, Sérgio Ávila, para apresentar o seu caderno reivindicativo.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …