Criança adotada pela IURD apresenta queixa contra jornalista da TVI

Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas

Templo Salomão, sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus

Filipe Cardoso, uma das crianças adotadas pela IURD, alega que a jornalista Alexandra Borges o tentou subornar. Queixa está agora no DIAP de Lisboa.

Uma das crianças alegadamente adotada em Portugal de forma ilegal pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), há cerca de 20 anos, apresentou uma queixa-crime contra a jornalista da TVI Alexandra Borges, acusando-a de suborno.

Segundo a queixa enviada ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, a que a Lusa teve acesso, Filipe Cardoso alega que a jornalista, uma das autoras da reportagem da TVI “Segredo dos Deuses“, o tentou subornar e à sua mulher.

A queixa deu entrada na passada sexta-feira e foi aceite pelo Ministério Público (MP), tendo sido entregue à 5.ª secção do DIAP de Lisboa.

A defesa do jovem, atualmente a viver no Brasil, apresenta como provas cópias de conversas telefónicas e mensagens trocadas com a jornalista.

A jornalista Alexandra Borges, contactada pela Lusa, desmentiu a tentativa de suborno, dizendo que se trata de uma difamação. “O meu trabalho fala por mim”, sustentou a jornalista.

Em dezembro do ano passado, a reportagem da TVI denunciou uma alegada rede de adoções ilegais de crianças por parte da IURD. Posteriormente o Ministério Público abriu inquérito, que ainda decorre, sobre os procedimentos do MP no caso de crianças acolhidas num lar da IURD e que terão sido irregularmente encaminhadas para adoção.

Filipe Cardoso é uma das crianças visadas na reportagem, hoje adulto e alegadamente roubado à mãe biológica e adotado por Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo, bispo da IURD.

Os supostos crimes terão acontecido na década de 1990, com crianças levadas de um lar em Lisboa, que teria alimentado um esquema de adoções ilegais em benefício de famílias ligadas aquela igreja que moravam no Brasil e nos Estados Unidos.

A IURD tem refutado as acusações de rapto e de um esquema de adoção ilegal de crianças portuguesas e considera-as fruto de “uma campanha difamatória e mentirosa”.

// Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. o problema, isso não é uma igreija, mas sim uma seita, uma que se aproveita dos pobres de cabeça, avia é de acabar com qualquer religião, isso sim seria o melhor para todos, para ser alguem nãoi é preciso de religiões, todas as religiões só serve para um grupo que ganham com fanatismo e esploração de quem acredita nisso,

  2. Você acredita em deus
    E nos seus milagres?
    Em troca de dinheiro, ele te fará feliz!
    Você chorou de emoção
    Em nome da verdade
    Nas mãos de um charlatão, você é um imbecil!

    Fanáticos, doentes de lavagem cerebral
    Por trás dessa bondade existe sexo e poder
    Promessas do inferno da igreja universal!
    Você está curado do pecado original!

    O pastor de seu Deus está enganando você!
    O pastor de seu Deus está enganando você!

    Aleluia irmão! Aleluia!
    Aleluia irmão! Aleluia!
    O câncer que corrói a sua vida está no fim
    Depois de 20 anos ele voltou a andar
    O demônio foi expulso com a força do amor
    O cego agradecido não podia enxergar

    O pastor de seu Deus está enganando você!
    Você!

    Histeria coletiva
    Farsa pentecostal
    Hipnose destrutiva
    Atitude anormal!

    Você acredita em deus
    E nos seus milagres?
    Em troca de dinheiro, ele te fará feliz!
    Você chorou de emoção
    Em nome da verdade
    Nas mãos de um charlatão, você é um imbecil!
    Imbecil!

  3. O fim de todos os difamadores da IURD está próximo!

    Acidentes, doenças incuráveis, mortes súbitas, miséria, pobreza, suicidios, depressões…

    É claro, se não se arrependerem!

    A vossa luta na realidade é contra Deus!

    • “Acidentes, doenças incuráveis, mortes súbitas, miséria, pobreza, suicídios, depressões…”
      Hahahaaa!…
      Isso precisamente o que costuma a acontecer aos palermas ignorantes que acreditam em deus e se metem em seitas como a IURD!!

  4. Entre a IURD e a TVI, venha o diabo e escolha! Enquanto uma se máscara de religião, a outra utiliza como arma a dita “liberdade de expressão” para difamar qualquer comum mortal e até romper segredos de justiça ao mais alto nível. Não é novidade nenhuma que as sras jornalistas de investigação TVI são hábeis em chantagens e subornos para obter as respostas que querem. A “verdade” é moldada para dar exclusividade e ausências. O MP que continue a dormir em serviço – com medonho de não sei o quê…- afinal a TVI já acusa, julga e condena sozinha!

RESPONDER

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …