Criança adotada pela IURD apresenta queixa contra jornalista da TVI

Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas

Templo Salomão, sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus

Filipe Cardoso, uma das crianças adotadas pela IURD, alega que a jornalista Alexandra Borges o tentou subornar. Queixa está agora no DIAP de Lisboa.

Uma das crianças alegadamente adotada em Portugal de forma ilegal pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), há cerca de 20 anos, apresentou uma queixa-crime contra a jornalista da TVI Alexandra Borges, acusando-a de suborno.

Segundo a queixa enviada ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, a que a Lusa teve acesso, Filipe Cardoso alega que a jornalista, uma das autoras da reportagem da TVI “Segredo dos Deuses“, o tentou subornar e à sua mulher.

A queixa deu entrada na passada sexta-feira e foi aceite pelo Ministério Público (MP), tendo sido entregue à 5.ª secção do DIAP de Lisboa.

A defesa do jovem, atualmente a viver no Brasil, apresenta como provas cópias de conversas telefónicas e mensagens trocadas com a jornalista.

A jornalista Alexandra Borges, contactada pela Lusa, desmentiu a tentativa de suborno, dizendo que se trata de uma difamação. “O meu trabalho fala por mim”, sustentou a jornalista.

Em dezembro do ano passado, a reportagem da TVI denunciou uma alegada rede de adoções ilegais de crianças por parte da IURD. Posteriormente o Ministério Público abriu inquérito, que ainda decorre, sobre os procedimentos do MP no caso de crianças acolhidas num lar da IURD e que terão sido irregularmente encaminhadas para adoção.

Filipe Cardoso é uma das crianças visadas na reportagem, hoje adulto e alegadamente roubado à mãe biológica e adotado por Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo, bispo da IURD.

Os supostos crimes terão acontecido na década de 1990, com crianças levadas de um lar em Lisboa, que teria alimentado um esquema de adoções ilegais em benefício de famílias ligadas aquela igreja que moravam no Brasil e nos Estados Unidos.

A IURD tem refutado as acusações de rapto e de um esquema de adoção ilegal de crianças portuguesas e considera-as fruto de “uma campanha difamatória e mentirosa”.

// Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. o problema, isso não é uma igreija, mas sim uma seita, uma que se aproveita dos pobres de cabeça, avia é de acabar com qualquer religião, isso sim seria o melhor para todos, para ser alguem nãoi é preciso de religiões, todas as religiões só serve para um grupo que ganham com fanatismo e esploração de quem acredita nisso,

  2. Você acredita em deus
    E nos seus milagres?
    Em troca de dinheiro, ele te fará feliz!
    Você chorou de emoção
    Em nome da verdade
    Nas mãos de um charlatão, você é um imbecil!

    Fanáticos, doentes de lavagem cerebral
    Por trás dessa bondade existe sexo e poder
    Promessas do inferno da igreja universal!
    Você está curado do pecado original!

    O pastor de seu Deus está enganando você!
    O pastor de seu Deus está enganando você!

    Aleluia irmão! Aleluia!
    Aleluia irmão! Aleluia!
    O câncer que corrói a sua vida está no fim
    Depois de 20 anos ele voltou a andar
    O demônio foi expulso com a força do amor
    O cego agradecido não podia enxergar

    O pastor de seu Deus está enganando você!
    Você!

    Histeria coletiva
    Farsa pentecostal
    Hipnose destrutiva
    Atitude anormal!

    Você acredita em deus
    E nos seus milagres?
    Em troca de dinheiro, ele te fará feliz!
    Você chorou de emoção
    Em nome da verdade
    Nas mãos de um charlatão, você é um imbecil!
    Imbecil!

  3. O fim de todos os difamadores da IURD está próximo!

    Acidentes, doenças incuráveis, mortes súbitas, miséria, pobreza, suicidios, depressões…

    É claro, se não se arrependerem!

    A vossa luta na realidade é contra Deus!

    • “Acidentes, doenças incuráveis, mortes súbitas, miséria, pobreza, suicídios, depressões…”
      Hahahaaa!…
      Isso precisamente o que costuma a acontecer aos palermas ignorantes que acreditam em deus e se metem em seitas como a IURD!!

  4. Entre a IURD e a TVI, venha o diabo e escolha! Enquanto uma se máscara de religião, a outra utiliza como arma a dita “liberdade de expressão” para difamar qualquer comum mortal e até romper segredos de justiça ao mais alto nível. Não é novidade nenhuma que as sras jornalistas de investigação TVI são hábeis em chantagens e subornos para obter as respostas que querem. A “verdade” é moldada para dar exclusividade e ausências. O MP que continue a dormir em serviço – com medonho de não sei o quê…- afinal a TVI já acusa, julga e condena sozinha!

RESPONDER

Centeno já cativou mais de 1025 milhões de euros no Orçamento de 2020

As cativações no Orçamento do Estado (OE) para 2020 ascendem a 1025,5 milhões de euros, revelou o boletim da Direção-Geral do Orçamento relativo a abril, montante inferior ao do OE 2019. Segundo avançou o Expresso esta …

Supremo Tribunal anula presidência parlamentar de Juan Guaidó

Esta terça-feira, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela reconheceu como presidente do parlamento Luís Parra, um dissidente da oposição. O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (STJ) declarou nula a junta de direção da Assembleia …

Há 285 novos casos de covid-19. São quase todos na Grande Lisboa

A região de Lisboa continua a registar o maior número de novos casos de covid-19 registados no país. A Direcção Geral de Saúde (DGS) anuncia hoje 31.292 infectados com o coronavírus, mais 285 do que …

Com bens arrestados e a filha a pagar contas, é quase impossível cobrar multa de 3,7 milhões a Ricardo Salgado

O Tribunal Constitucional confirmou a multa de 3,7 milhões de euros que foi aplicada pelo Banco de Portugal ao banqueiro Ricardo Salgado, mas é quase impossível cobrar esse valor. O ex-presidente do BES tem os …

França suspende tratamentos com hidroxicloroquina

O Governo francês decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos à base de hidroxicloroquina para pacientes infetados com a covid-19. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração …

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastrar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …

O Banif deixou de ser um banco em 2015, mas continua sem haver relatório obrigatório por lei

Os credores aguardam há quatro anos e meio que seja divulgado o relatório que diga qual a percentagem de recuperação a que têm direito por lei. A 20 de dezembro, completaram-se quatro anos desde que o …

FC Porto revela tempo mínimo de paragem de Marcano

O futebolista Iván Marcano, que sofreu uma uma rotura do ligamento cruzado, vai ficar afastado dos revelados pelo menos durante três meses. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto …