Adolescente é 1ª juíza de futebol a usar véu muçulmano em Itália

DR Francesco Sessa / BBC

-

A adolescente italiana de origem marroquina Chahida Sekkafi realizou um sonho e tornou-se a primeira árbitro de futebol de Itália a apitar jogos com o tradicional véu muçulmano, conhecido como hijab.

A jovem de 16 anos foi autorizada pela Associação Italiana de Árbitros (AIA) a apitar jogos de futebol com o tradicional “hijab”, o véu usado por adeptos da religião muçulmana, e também calças compridas para cobrir as pernas.

Chahida Sekkafi mora na cidade de Sesto e Uniti, na província de Cremona, no norte da Itália. Segundo a mãe, que emigrou do Marrocos, ela sempre sonhou apitar partidas de futebol. O facto de ter que se vestir de acordo com as normas religiosas não teria sido um grande problema.

Gian Mario Marinoni, presidente da secção de Cremona da AIA, diz que a jovem juíza “passou brilhantemente por todas as provas necessárias para a obter a licença de árbitro” e agora está apta a apitar jogos das categorias amadoras juvenis. “Ela tem talento”, diz Marinoni, que foi tutor de Chahida nos primeiros jogos.

A presença de uma juiza com véu nos relvados italianos foi festejada pela imprensa italiana como uma prova de que o futebol ajuda a aproximar as culturas. “Chahida combina as regras do mundo do desporto com o respeito pela cultura islâmica”, comentou o respeitado jornal italiano La Repubblica.

Para poder apitar com o véu a juíza teve que obter uma licença especial, que foi concedida pela AIA sem problemas maiores. Nos seus primeiros jogos no campeonato amador juvenil de Cremona, a adolescente mostrou que pode impor respeito aos jogadores masculinos.

Chahida Sekkafi conta com o apoio da família: a mãe, que a acompanha em todos as partidas, jogou futebol em Marrocos quando era jovem e declara-se apaixonada pelo desporto.

No Dia Internacional da Mulher, no início deste mês, Chahida foi homenageada pela Câmara Municipal de Cremona por ser um exemplo positivo para outras jovens.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …