Adolescente é 1ª juíza de futebol a usar véu muçulmano em Itália

DR Francesco Sessa / BBC

-

A adolescente italiana de origem marroquina Chahida Sekkafi realizou um sonho e tornou-se a primeira árbitro de futebol de Itália a apitar jogos com o tradicional véu muçulmano, conhecido como hijab.

A jovem de 16 anos foi autorizada pela Associação Italiana de Árbitros (AIA) a apitar jogos de futebol com o tradicional “hijab”, o véu usado por adeptos da religião muçulmana, e também calças compridas para cobrir as pernas.

Chahida Sekkafi mora na cidade de Sesto e Uniti, na província de Cremona, no norte da Itália. Segundo a mãe, que emigrou do Marrocos, ela sempre sonhou apitar partidas de futebol. O facto de ter que se vestir de acordo com as normas religiosas não teria sido um grande problema.

Gian Mario Marinoni, presidente da secção de Cremona da AIA, diz que a jovem juíza “passou brilhantemente por todas as provas necessárias para a obter a licença de árbitro” e agora está apta a apitar jogos das categorias amadoras juvenis. “Ela tem talento”, diz Marinoni, que foi tutor de Chahida nos primeiros jogos.

A presença de uma juiza com véu nos relvados italianos foi festejada pela imprensa italiana como uma prova de que o futebol ajuda a aproximar as culturas. “Chahida combina as regras do mundo do desporto com o respeito pela cultura islâmica”, comentou o respeitado jornal italiano La Repubblica.

Para poder apitar com o véu a juíza teve que obter uma licença especial, que foi concedida pela AIA sem problemas maiores. Nos seus primeiros jogos no campeonato amador juvenil de Cremona, a adolescente mostrou que pode impor respeito aos jogadores masculinos.

Chahida Sekkafi conta com o apoio da família: a mãe, que a acompanha em todos as partidas, jogou futebol em Marrocos quando era jovem e declara-se apaixonada pelo desporto.

No Dia Internacional da Mulher, no início deste mês, Chahida foi homenageada pela Câmara Municipal de Cremona por ser um exemplo positivo para outras jovens.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia e China vetam ajuda humanitária na Síria. Juntos, já negaram apoio 26 vezes

A Federação Russa e a China vetaram esta sexta-feira uma resolução germano-belga que prentendia manter a situação relativa à ajuda humanitária transfronteiriça na Síria, por a quererem reduzir, contra todos os outros membros do Conselho …

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …