//

Adolescente é 1ª juíza de futebol a usar véu muçulmano em Itália

DR Francesco Sessa / BBC

-

A adolescente italiana de origem marroquina Chahida Sekkafi realizou um sonho e tornou-se a primeira árbitro de futebol de Itália a apitar jogos com o tradicional véu muçulmano, conhecido como hijab.

A jovem de 16 anos foi autorizada pela Associação Italiana de Árbitros (AIA) a apitar jogos de futebol com o tradicional “hijab”, o véu usado por adeptos da religião muçulmana, e também calças compridas para cobrir as pernas.

Chahida Sekkafi mora na cidade de Sesto e Uniti, na província de Cremona, no norte da Itália. Segundo a mãe, que emigrou do Marrocos, ela sempre sonhou apitar partidas de futebol. O facto de ter que se vestir de acordo com as normas religiosas não teria sido um grande problema.

Gian Mario Marinoni, presidente da secção de Cremona da AIA, diz que a jovem juíza “passou brilhantemente por todas as provas necessárias para a obter a licença de árbitro” e agora está apta a apitar jogos das categorias amadoras juvenis. “Ela tem talento”, diz Marinoni, que foi tutor de Chahida nos primeiros jogos.

A presença de uma juiza com véu nos relvados italianos foi festejada pela imprensa italiana como uma prova de que o futebol ajuda a aproximar as culturas. “Chahida combina as regras do mundo do desporto com o respeito pela cultura islâmica”, comentou o respeitado jornal italiano La Repubblica.

Para poder apitar com o véu a juíza teve que obter uma licença especial, que foi concedida pela AIA sem problemas maiores. Nos seus primeiros jogos no campeonato amador juvenil de Cremona, a adolescente mostrou que pode impor respeito aos jogadores masculinos.

Chahida Sekkafi conta com o apoio da família: a mãe, que a acompanha em todos as partidas, jogou futebol em Marrocos quando era jovem e declara-se apaixonada pelo desporto.

No Dia Internacional da Mulher, no início deste mês, Chahida foi homenageada pela Câmara Municipal de Cremona por ser um exemplo positivo para outras jovens.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.