Administrador António Varela demite-se da supervisão do Banco de Portugal

António Varela, ex-administrador do Banco de Portugal responsável pela área da supervisão

António Varela, ex-administrador do Banco de Portugal responsável pela área da supervisão

O administrador responsável pela supervisão do Banco de Portugal, António Varela, apresentou esta segunda-feira a demissão ao governador Carlos Costa.

“O Banco de Portugal informa que o Administrador Dr. António Varela transmitiu hoje ao Conselho de Administração a sua renúncia ao mandato de administrador do Banco de Portugal, apresentada pelo próprio ao Governo, nos termos previstos na lei”, refere a autoridade de supervisão em comunicado.

António Varela tinha sido nomeado administrador em setembro de 2014, assumindo a pasta da supervisão prudencial, e estava no centro das atenções durante o processo de resolução do Banif devido a um conflito de interesses.

No final do ano passado, o Expresso garantia que as divisões entre o governador do BdP Carlos Costa e António Varela tinham começado devido ao facto de o administrador deter títulos emitidos pelo Banif, obrigando-o a ficar de fora das votações sobre o destino do banco madeirense.

 

O Banco de Portugal negou as informações avançadas pelo semanário, mas o desconforto entre ambos parece ter-se confirmado – e tornou-se agora insustentável.

Esta saída, no entanto, deixa Carlos Costa mais isolado num momento frágil para o Banco de Portugal, na sequência das intervenções no Banco Espírito Santo e no Banif que levaram o Governo a propor uma alteração na lei que rege as competências do banco de Portugal, iniciativa que recebeu o apoio da Esquerda parlamentar.

Na altura da sua nomeação, a escolha de António Varela foi vista tanto como uma despromoção do vice-governador Pedro Duarte Neves, que liderou os trabalhos de supervisão durante o colapso do BES, como também uma indicação do governo de que ele poderia ser o próximo governador, no caso de Carlos Costa não ser reconduzido.

Entre 2013 e 2014, António Varela foi administrador (não executivo) representante do Estado no Banif.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bispo do século XVII foi enterrado com um feto. Cientistas já sabem porquê

Cientistas já sabem porque é que foi encontrado o cadáver de um feto junto dos restos mortais de um antigo bispo de Lund, na Suécia. Peder Pedersen Winstrup foi um bispo de Lund, cidade na atual …

Detenção da autarca de Vila Real de Santo António surpreende PSD. Deputado do PS envolvido no negócio

Esta terça-feira, a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, foi detida por suspeitas do crime de corrupção num negócio de imobiliário em Monte Gordo.  Fonte da direção do PSD disse, …

Atraso com vacina da Johnson não altera metas do plano de vacinação

O anúncio desta terça-feira do atraso da distribuição da vacina da Johnson & Johnson na Europa não vai afetar o plano de vacinação em Portugal, garantiu a task force. Mais um contratempo para o processo de …

Descoberta de bactérias comedoras de metano numa árvore comum pode ser boa notícia

A descoberta de bactérias que "comem" metano numa árvore australiana comum pode ser uma boa notícia no desafio de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa. As árvores são os pulmões da Terra, uma …

Rio diz ser "desejável" que PSD Madeira e Açores excluam Chega de coligações

Em Portugal Continental, o PSD não aceita coligações com o Chega para as próximas autárquicas, sublinhou Rui Rio, que deseja que o mesmo princípio seja seguido nas Regiões Autónoma. Esta terça-feira, Rui Rio reiterou que …

Marcelo começa a despedir-se da emergência e passa a bola ao Governo

Depois do 15.º estado de emergência e com a situação mais controlada, o Presidente da República entende que o ideal é o Governo começar a procurar alternativas legais. Marcelo Rebelo de Sousa espera que o 15.º …

EDP abdicou de decisão do Fisco antes de vender barragens

A EDP abdicou de uma prerrogativa prevista na lei que permitia à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) abrir um procedimento de inspeção prévio antes de concluir a venda das seis barragens ao consórcio francês da …

O chapim-real tem uma cultura (e os "imigrantes" mudam-na para melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Konstanz e do Instituto Max Planck, na Alemanha, descobriu que os chapins-reais são capazes de mudar a sua cultura para se tornarem mais eficientes. Nos animais, "cultura" é qualquer comportamento …

Cabrita promete "as mais profundas transformações" na PSP, GNR e SEF

O ministro da Administração Interna disse esta terça-feira que as reformas que o Governo está a fazer na PSP, GNR e SEF são "as mais profundas transformações" realizadas nas forças de segurança "desde há …

Medina diz que o comportamento de Sócrates "corrói o funcionamento da vida democrática"

Os dirigentes socialistas têm estado num silêncio sobre o caso José Sócrates. Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, reagiu, afirmando que a acusação do juiz de instrução Ivo Rosa é de "enorme gravidade …