EUA preparam-se para deixar de reconhecer pessoas transgénero

A administração Trump está a considerar definir o género como uma condição biológica e imutável determinada pela genitália à nascença. Esta é a medida mais drástica do governo dos EUA para reverter o reconhecimento e a proteção de pessoas transgénero.

O governo de Barack Obama flexibilizou o conceito legal de género em programas federais, incluindo educação e saúde, reconhecendo o género em grande parte como uma escolha individual e não determinado pelo sexo atribuído no nascimento.

Agora, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos está a procurar estabelecer uma definição legal de género sob o Title IX, a lei federal de direitos civis que proíbe a discriminação de género em programas educacionais que recebem assistência financeira do governo, de acordo com o The New York Times.

O organismo argumentou que as agências governamentais tinham de adotar uma definição explícita e uniforme de género determinada “numa base biológica clara, fundamentada na ciência, objetiva e administrável”.

A definição proposta pela agência definiria o sexo como masculino ou feminino, imutável e determinado pelos órgãos genitais com que uma pessoa nasce. Qualquer disputa sobre o sexo de alguém teria de ser esclarecida com recurso a testes genéticos.

“Isso leva a uma posição em que o que a comunidade médica entende sobre os seus pacientes – o que as pessoas compreendem sobre si mesmos – é irrelevante porque o governo discorda”, disse Catherine Lhamon, que liderou o Departamento de Educação dos Direitos Civis do governo Obama.

A medida seria a mais significativa de vários esforços para excluir a população da proteção dos direitos civis e reverter o reconhecimento das pessoas transgénero. No ano passado, o governo tentou impedir que pessoas transgénero servissem nas forças armadas do país.

Várias agências retiraram as políticas de Obama que reconheciam a identidade de género em escolas, prisões e abrigos para sem-abrigo. A administração Trump tentou ainda remover questões sobre identidade de género de uma pesquisa dos censos de 2020 e de uma pesquisa nacional de cidadãos idosos.

As pessoas transgénero têm medo”, disse Sarah Warbelow, diretora jurídica da Human Rights Campaign, que luta pelos direitos LGBT. “Em cada passo em que a administração teve escolha, optaram por virar as costas às pessoas transgénero”. Para Catherine Lhamon, a definição proposta “simplesmente nega a humanidade das pessoas”.

Depois de mais de um ano de discussões, a saúde e os serviços humanos estão a preparar-se para apresentar formalmente a nova definição ao Departamento de Justiça antes do final do ano. Se o Departamento de Justiça decidir que a mudança é legal, a nova definição poderá ser aplicada nos estatutos do Title IX e em todas as agências governamentais.

As decisões anteriores do Procurador Geral Jeff Sessions sobre as proteções transgéneras deram aos defensores dos direitos civis pouca esperança de que o departamento impeça que a nova definição seja aplicada.

A definição, se aplicada, seria mais sentida nos balneários e casas de banho. Além disso, iria erradicar o reconhecimento federal de cerca de 1,4 milhões de norte-americanos (cerca de 0,7% da população dos EUA) que optaram por dar-se como um género diferente do que tinham à nascença.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …