Trump proíbe pessoas transgénero de servir nas Forças Armadas

O Presidente dos Estados Unidos anunciou, esta quarta-feira, a decisão de proibir que os transexuais sirvam nas Forças Armadas do país, depois de se ter aconselhado com “generais e especialistas militares”.

Donald Trump fez o anúncio através do Twitter e detalhou que o governo não aceitará nem permitirá” que pessoas transgénero “sirvam em nenhuma posição” das Forças Armadas.

“Depois de consultar os meus generais e especialistas militares, por favor saibam que o governo dos Estados Unidos não aceita ou permite que indivíduos transgéneros sirvam em qualquer posição nas Forças Armadas dos EUA”, escreveu.

“Os nossos militares devem estar focados nas vitórias decisivas e esmagadoras e não podem ser sobrecarregados com os tremendos custos e perturbações médicas que envolvem os transgéneros. Obrigado”, completou o presidente.

As barreiras para que os transgéneros pudessem tornar-se militares nos EUA foram derrubadas pelo Pentágono, em 2016, no Governo de Barack Obama.

Desde 1 de outubro que os soldados transgéneros também podiam receber cuidados médicos e dar início ao processo burocrático para terem a identidade de género alterada no sistema de pessoal do Governo.

Pelo menos 250 militares no ativo estão já no processo de transição de sexo ou foram aprovados formalmente para que conduzam a mudança no sistema pessoal do Pentágono, afirmaram fontes da Defesa dos EUA.

A abertura formal do alistamento era esperada ser anunciada ainda este ano e o único requisito seria de a pessoa estar “estável” no seu género por pelo menos 18 meses.

Entretanto, em junho, o secretário de Defesa, Jim Mattis, aprovou um atraso de seis meses na iniciativa, o que deixou os defensores dos direitos dos transgéneros em estado de alerta.

Trump não deixou claro sobre o que irá acontecer com os transgéneros que já ocupam postos no Exército, na Marinha e Força Aérea dos EUA.

No ano passado, citando um estudo da think tank RAND Corporation, o então secretário de Defesa Ash Carter afirmou que pelo menos 2,5 mil transgéneros ocupam postos nas Forças Armadas americanas e outros 1,5 mil são membros da reserva.

ZAP ZAP // EFE

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Um exército só será eficiente com elementos determinados e eficientes focados nas funções.
    Não pode ter interferências políticas nas escolhas e preparação do pessoal, tal como o politicamente correcto na moda actual implica!
    A degradação do ocidente tem muito a ver com a má influência de filósofos e pensadores do agrado popular e simplista na moda que infuenciam regimes demagógico populistas e já levaram vários povos ao desastre. Depois de tantas más experiências ainda
    Parece que pouco ou nada aprenderam vendo os desastres da URSS, CUBA e Venezuela passando por tantos outros e têm de passar por esse mesmo processo doloroso para aprenderem no que dá essas ideias simplistas!

  2. Existe homem e existe mulher, passou disso é transtorno psíquico e deve ser tratado como tal.
    O DNA também diz se é homem ou mulher.

RESPONDER

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …