Trump proíbe pessoas transgénero de servir nas Forças Armadas

O Presidente dos Estados Unidos anunciou, esta quarta-feira, a decisão de proibir que os transexuais sirvam nas Forças Armadas do país, depois de se ter aconselhado com “generais e especialistas militares”.

Donald Trump fez o anúncio através do Twitter e detalhou que o governo não aceitará nem permitirá” que pessoas transgénero “sirvam em nenhuma posição” das Forças Armadas.

“Depois de consultar os meus generais e especialistas militares, por favor saibam que o governo dos Estados Unidos não aceita ou permite que indivíduos transgéneros sirvam em qualquer posição nas Forças Armadas dos EUA”, escreveu.

“Os nossos militares devem estar focados nas vitórias decisivas e esmagadoras e não podem ser sobrecarregados com os tremendos custos e perturbações médicas que envolvem os transgéneros. Obrigado”, completou o presidente.

As barreiras para que os transgéneros pudessem tornar-se militares nos EUA foram derrubadas pelo Pentágono, em 2016, no Governo de Barack Obama.

Desde 1 de outubro que os soldados transgéneros também podiam receber cuidados médicos e dar início ao processo burocrático para terem a identidade de género alterada no sistema de pessoal do Governo.

Pelo menos 250 militares no ativo estão já no processo de transição de sexo ou foram aprovados formalmente para que conduzam a mudança no sistema pessoal do Pentágono, afirmaram fontes da Defesa dos EUA.

A abertura formal do alistamento era esperada ser anunciada ainda este ano e o único requisito seria de a pessoa estar “estável” no seu género por pelo menos 18 meses.

Entretanto, em junho, o secretário de Defesa, Jim Mattis, aprovou um atraso de seis meses na iniciativa, o que deixou os defensores dos direitos dos transgéneros em estado de alerta.

Trump não deixou claro sobre o que irá acontecer com os transgéneros que já ocupam postos no Exército, na Marinha e Força Aérea dos EUA.

No ano passado, citando um estudo da think tank RAND Corporation, o então secretário de Defesa Ash Carter afirmou que pelo menos 2,5 mil transgéneros ocupam postos nas Forças Armadas americanas e outros 1,5 mil são membros da reserva.

ZAP // EFE

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Um exército só será eficiente com elementos determinados e eficientes focados nas funções.
    Não pode ter interferências políticas nas escolhas e preparação do pessoal, tal como o politicamente correcto na moda actual implica!
    A degradação do ocidente tem muito a ver com a má influência de filósofos e pensadores do agrado popular e simplista na moda que infuenciam regimes demagógico populistas e já levaram vários povos ao desastre. Depois de tantas más experiências ainda
    Parece que pouco ou nada aprenderam vendo os desastres da URSS, CUBA e Venezuela passando por tantos outros e têm de passar por esse mesmo processo doloroso para aprenderem no que dá essas ideias simplistas!

  2. Existe homem e existe mulher, passou disso é transtorno psíquico e deve ser tratado como tal.
    O DNA também diz se é homem ou mulher.

RESPONDER

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …