/

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

Jim Lo Scalzo / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Uma fonte divulgou à CNN uma carta enviada às Nações Unidas que, com apenas três frases, prevê um período de transição de um ano. No entanto, a mesma fonte não confirma que esta tenha sido a versão final enviada.

O senador democrata Robert Menendez confirmou a informação no Twitter. “O Congresso recebeu a notificação de que o Presidente está a retirar oficialmente os EUA da OMS a meio de uma pandemia. Chamar as ações de Trump contra a covid-19 de caóticas e incoerentes não lhes faz justiça“, escreveu.

Esta decisão “não vai proteger as vidas ou os interesses norte-americanos – vai deixá-los doentes e sozinhos“.

Em maio, Trump já tinha anunciado o término do relacionamento entre os Estados Unidos e a Organização Mundial de Saúde, que acusou de ser inapta na gestão da pandemia de covid-19.

O Presidente alegou que o organismo não soube responder de forma eficaz ao seu apelo para introduzir alterações no seu modelo de financiamento, depois de já ter ameaçado cortar o financiamento norte-americano a esta organização das Nações Unidas, acusando-a de ser demasiado benevolente com o Governo chinês.

“Porque falharam em fazer as reformas necessárias e requeridas, terminamos o nosso relacionamento com a Organização Mundial de Saúde e iremos redirecionar os fundos para outras necessidades urgentes e globais de saúde pública que possam surgir”, disse, na altura, o governante.

No início do mês de maio, Trump tinha feito um ultimato à OMS, ameaçando cortar a ligação à organização se não fossem feitas reformas profundas na sua estrutura e no seu modus operandi.

Nessa altura, o chefe de Estado dos Estados Unidos suspendeu temporariamente o financiamento à OMS, no valor que está estimado em cerca de 400 milhões de euros anuais, o que corresponde a 15% do orçamento da organização.

Trump acusou a OMS de ter feito uma gestão ineficaz de combate à pandemia de ter sido conivente com o Governo chinês, alegando que Pequim reteve informação relevante sobre a propagação do novo coronavírus, aumentando os riscos da crise sanitária.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.