Adeptos ingleses humilham crianças ciganas

Um grupo de ingleses foi filmado a humilhar quatro crianças de etnia cigana que andavam a pedir esmola nas ruas de Lille.

Numa altura em que o Europeu de Futebol, a decorrer em França, devia ser sinónimo de uma grande festa, nos últimos dias tem sido notícia pelos piores motivos.

Depois dos vários episódios de violência registados antes e depois dos jogos, normalmente entre adeptos russos e ingleses, desta vez surgiu um vídeo na Internet que está a causar indignação um pouco por todo o continente europeu.

Os adeptos britânicos voltam a ser protagonistas de um novo episódio, graças a um grupo de apoiantes que foi filmado a humilhar quatro crianças de etnia cigana que andavam a pedir esmola nas ruas de Lille.

Pelo que se pode ver nas imagens, registadas por um jornalista russo, os adeptos atiram moedas ao ar, fazendo as crianças correr atrás do dinheiro, enquanto se houve gargalhadas entre os ingleses.

Este é mais um episódio que “mancha” a reputação britânica, a juntar-se à onda de violência registada esta quarta-feira, na mesma cidade francesa, onde a polícia teve de usar gás lacrimogéneo para controlar a situação.

Também no passado sábado, mas em Marselha, os adeptos ingleses envolveram-se em confrontos com os russos, tanto no exterior como no interior do estádio.

Estes incidentes levaram a UEFA a ameaçar expulsar as seleções dos dois países, caso estes casos de violência se voltassem a repetir. No caso da Rússia, a seleção foi mesmo desqualificada com pena suspensa.

O ultimato da organização que tutela o futebol europeu não parece estar a provocar grande efeito. Ainda ontem, na Alemanha, sete adeptos russos que estavam de regresso a Moscovo espancaram um grupo de turistas espanhóis.

O episódio aconteceu na cidade de Colónia e dois dos espanhóis agredidos ficaram feridos com gravidade, escreve o jornal alemão Bild.

ZAP / Move

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Humilhar?!… Andam toda a gente muito sensível…
    Aposto que se ocorresse o inverso — ciganos a humilharem brancos –, a imprensa politicamente correta nem noticiava o caso.

    • Se o Tiago Vasconcelos estivesse a pedir na rua e eu lhe atirasse moedas para o ar e enquanto o Tiago as apanha eu e os meus amigos estávamos a li a rir a cara podre, será que é humilhar?
      O que esta em causa não é ser ciganos, brancos, pretos, amarelos, as riscas… o que importa é que são um bando adultos anormais a humilhar CRIANÇAS…
      Não vou discutir se a imprensa da mais ou menos relevância aos casos tendo em conta etnia, agora dizeres “Humilhar?!… Andam toda a gente muito sensível…” seguido do que disseste parece racista da tua parte. Não esquecer que são só CRIANÇAS.

  2. Se o Tiago Vasconcelos estivesse a pedir na rua e eu lhe atirasse moedas para o ar e enquanto o Tiago as apanha eu e os meus amigos estávamos a li a rir a cara podre, será que é humilhar?
    O que esta em causa não é ser ciganos, brancos, pretos, amarelos, as riscas… o que importa é que são um bando adultos anormais a humilhar CRIANÇAS…
    Não vou discutir se a imprensa da mais ou menos relevância aos casos tendo em conta etnia, agora dizeres “Humilhar?!… Andam toda a gente muito sensível…” seguido do que disseste parece racista da tua parte. Não esquecer que são só CRIANÇAS.

  3. Pois, até porque Ciganos a humilhar Brancos deve ser coisa rara, normalmente o que eles fazem aos Brancos é gatunagem, burlas, etc.
    Seja como for, não se deve fazer grande caso das acções dos adeptos de futebol quando estão bêbados (nem quando não estão, já agora…), já se sabe que só fazem asneiras umas atrás das outras.
    O taradice do futebol tem esse poder: faz sobressair a besta quadrada que há em cada um.

RESPONDER

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …