/

Noite de distúrbios em Lille entre adeptos ingleses e a polícia

3

Thibault Vandermersch / EPA

-

Mais de 30 pessoas foram detidas e 16 ficaram feridas, na sequência dos confrontos desta quarta-feira à noite, em Lille, entre adeptos ingleses e a polícia.

A noite desta quarta-feira ficou marcada por novos episódios de violência no Euro 2016, desta vez na cidade do Lille, com adeptos ingleses a obrigarem a polícia francesa a intervir.

A onda de violência começou durante a tarde mas intensificou-se ao anoitecer, com os hooligans a incendiarem coisas, a lançarem petardos e a atirarem objetos contra a polícia.

As autoridades tiveram então de recorrer à utilização de gás lacrimogéneo para controlar a situação. Pelo menos 36 pessoas foram detidas e 16 ficaram feridas.

De acordo com a BBC, os ânimos exaltaram-se quando alguns adeptos russos tentaram aproximar-se dos ingleses, acabando por suceder-se provocações dos dois lados.

A UEFA já tinha ameaçado expulsar as duas seleções caso os incidentes de violência se voltassem a repetir. No caso da Rússia, a seleção foi mesmo desqualificada com pena suspensa.

Recorde-se que, no passado sábado, na cidade de Marselha, os adeptos dos dois países envolveram-se em violentos confrontos, tanto no exterior como no interior do estádio.

Esta quinta-feira, perante os confrontos desta noite, a UEFA convocou uma reunião de emergência para decidir se expulsa ou não uma ou as duas seleções do campeonato europeu de futebol.

A Inglaterra defronta hoje o País de Gales, na cidade de Lens. A Rússia, por seu lado, perdeu ontem contra a Eslováquia por 2-1.

Presidente dos adeptos russos deportado

Entretanto, a França anunciou que vai deportar vinte adeptos russos, entre eles o presidente da associação de adeptos russos, Alexander Chpryguine, no seguimentos dos confrontos que se registaram em Marselha.

Estes elementos fazem parte de um grupo de adeptos detidos na terça-feira quando se dirigiam de Marselha para Lille para assistir ao jogo entre a Rússia e a Eslováquia.

Chpryguine está associado ao movimento de extrema direita.

Já hoje o ministro do interior francês revelou que desde o início do Euro2016 foram detidos 323 adeptos, dos quais 196 ficaram sob custódia.

“Dessas detenções, 196 ficaram sob custódia, oito foram condenados a prisão efetiva e três tiveram penas suspensas”, disse o gabinete do ministro em comunicado.

Moscovo contestou as detenções e chegou mesmo a chamar o embaixador francês para apresentar um voto de protesto.

ZAP / Lusa

3 Comments

  1. Será interessante ver a decisao da UEFA sobre este assunto que é de certo modo sensível. Nao esquecendo que o referendo do Brexit está mesmo á porta e, quer queiramos quer nao, política também está envolvida no futebol.

    A Rússia (!!!) foi logo desqualificada (embora com pena suspensa), e a Inglaterra ficou só pelo aviso, embora os desacatos tenham surgido de ambas as partes. Tenho a certeza quase absoluta que se tratasse de outra seleccao, o tratamento seria diferente.

  2. Nem a Rússia nem a Inglaterra serão desclassificadas. Sê-lo-ão sim no campo porque são equipas menores. A Russia não joga puto e a Inglaterra é sempre sobrevalorizada mas depois no campo é uma nódoa.

    Seja como for, se a UEFA os tivesse no lugar, já tinham ido para casa e os holligans metidos num comboio para gado e mandados para casa

  3. os habituais dois pesos e duas medidas a que estamos habituados….em tudo, a Russia é sempre a má da festa…é só rir.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.