Há 100 dias, a direita tombou os 24 anos de poder socialista açoriano. OE2021 é a prova de fogo

António Araújo / Lusa

O presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro

Há 100 dias, deu-se uma das maiores reviravoltas da política açoriana: José Manuel Bolieiro foi empossado presidente, o PS superou o PSD no sufrágio mas a maioria de direita no Parlamento uniu forças para pôr fim ao poder socialista na região.

Esta segunda-feira, o Público faz um balanço dos 100 dias de Governo regional açoriano e escreve que o primeiro grande teste que o Executivo teve em mãos foi a discussão do programa do Governo.

O programa era baseado em três acordos distintos: um firmado entre PSD, CDS, PPM, os partidos da coligação, válido para duas legislaturas; outro assinado entre a coligação e o Chega; e o terceiro firmado entre o PSD e a Iniciativa Liberal. No final, registaram-se 29 votos a favor e 28 contra (do PS, BE e PAN).

Além da extinção de várias empresas públicas – como a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), a Azorina (sociedade de gestão ambiental) e a Sinaga (indústria de álcool e açúcar)- foi também divulgado, durante a discussão do programa, que a Comissão Europeia considera ilegais as injeções de capital realizadas na SATA, entre 2017-2020, pelo governo socialista.

Nessa altura, os socialistas acusaram o Governo de mentir, enquanto que o Executivo justificou que a decisão de Bruxelas tinha sido transmitida de forma oficiosa.

Passado o tumulto, o Governo procedeu à apresentação do plano de reestruturação da companhia aérea, que foi dado a conhecer a 11 de fevereiro.

Os primeiros dias do Executivo de direita basearam-se em cortar com a atuação do Governo anterior e uma das medidas para esse fim foi o cancelamento dos concursos públicos que tinham sido lançados pelo governo socialista para a elétrica regional (EDA).

Apesar dos esforços, há quem considere que não foi feito o suficiente. É o caso de Nuno Barata, deputado único da Iniciativa Liberal, um dos parceiros do Governo regional.

“Os açorianos têm de perceber que se está a fazer diferente e infelizmente o que se vai sentido na rua, nas redes sociais, é que já há algum desalento”, confessou numa entrevista recente à RTP-Açores, citada pelo Público. Nuno Barata acrescentou, inclusivamente, que a governação social-democrata já “indicia vícios de um passado recente”.

Os 100 dias não foram fáceis e provaram que a maioria de direita no parlamento regional não vai funcionar sempre como um bloco uno. Agora, o teste de fogo que o Governo tem pela frente é a discussão do Orçamento para 2021.

O Público avança que Bolieiro, além de assegurar o apoio dos parceiros, quer ser o mais inclusivo possível, nomeadamente com o PAN. Aliás, o próprio porta-voz do partido na região já mostrou publicamente a surpresa pela “disponibilidade total” do Governo dos Açores para ouvir as propostas do partido.

“Quisemos mesmo foi ver quais [são] as convergências que o PAN tem com o governo. Descobrimos que são mais do que aquilo que nós estávamos à espera“, disse Pedro Neves, deputado único do PAN nos Açores.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Governo de direita nos Açores irá custar 8 milhões a mais (em 4 anos) em cargos de nomeação política do que governo anterior. Ligações familiares também existem, avança Expresso.”
    Observador, 5-02-2021

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …