Acordo entre PS e PSD obriga partidos a ter mais mulheres

Mário Cruz / Lusa

A proposta de lei aprovada em abril do ano passado sobe os mínimos de representação feminina nas listas partidárias para 40%. As eleições europeias ainda escapam, mas as legislativas de outubro já deverão seguir esta norma.

Um acordo entre o PS e o PSD vai obrigar os partidos a procurar uma maior paridade entre homens e mulheres. O novo diploma vai subir a representação feminina em eleições legislativas, europeias e autárquicas para um “mínimo de 40%“, subindo assim a percentagem que era, até agora, de 33,3%.

A proposta de lei aprovada em plenário em abril de 2018 irá agora subir a plenário para votação final global, avança o Diário de Notícias, depois de terem sido votadas alterações à versão inicial. As eleições europeias de maio ainda escapam à medida, mas o mesmo não deve acontecer com as legislativas de outubro.

“Entende-se como paridade, para efeitos de aplicação da presente lei, a representação mínima de 40% de cada um dos sexos, arredondado, sempre que necessário, para a unidade mais próxima”, adianta o texto conjunto de alterações à proposta de lei do Governo, aprovada em abril do ano passado.

Ao DN, a deputada socialista Elza Pais adiantou que ficam para trás as normas mais polémicas como a obrigatoriedade de alternância entre homem e mulher nos dois primeiros lugares das listas.

“Para cumprimento do disposto anterior [referindo-se ao objetivo de 40% de representação feminina ou masculina], os dois primeiros lugares das listas apresentadas devem preferencialmente ser ocupados por candidatos de sexo diferentes, não obstante não poderem ser colocados mais de dois candidatos do mesmo sexo, consecutivamente, na ordenação dos restantes lugares da lista”, refere ainda o texto.

A deputada afirmou ainda que o PS e o PSD acordaram um prazo de 120 dias para a aplicação desta nova medida, a pensar nas eleições europeias de 26 de maio, evitando a entrada em vigor após o momento da sua publicação em Diário da República.

Desta forma, se uma lista de um partido não respeitar esta lei da paridade na representação de sexos, será obrigatória a sua rejeição.

Além disso, de quatro em quatro anos, será redigido um relatório pelo Governo, através da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, no qual será analisado o impacto da lei na promoção da paridade entre homens e mulheres na composição de órgãos representativos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E então que é feito da “méritocracia”?!?! Se já então se falava de “senhoras” que subiram na hierarquia “deitadas”, que dizer agora desta “lei” que as promove apenas por não serem homens? Não auguro nada de positivo desta “lei”… mas não é de estranhar depois da outra “lei do piropo”… e não querem elas que se diga que estão a ser levadas ao colo…

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …