Acordo histórico do G7 pode deixar Amazon de fora

O acordo alcançado este sábado pelos ministros das Finanças do G7, para a aplicação de um imposto mínimo de 15% sobre as empresas, pode deixar a gigante Amazon de fora.

Especialistas ouvidos pelo The Guardian defendem que, tal como está redigido, o projeto para tributação mínima de 15% dos lucros das multinacionais deixará de fora algumas empresas que, embora lucrem milhares de milhões de euros todos os anos, apresentam margens relativamente reduzidas.

O projeto de tributação mínima global de 15% estipula que só será tributável a parte do lucro acima de uma margem de 10%. No caso da Amazon, a empresa vem apresentando margens inferiores.

Em 2020, a gigante teve uma margem de lucro de apenas 6,3%, tendo em conta que tem um modelo de negócio sustentado em margens de lucro muito baixas. Além de fazer um grande reinvestimento, isso permite-lhe ganhar quota de mercado.

“Com base no que diz o comunicado, a Amazon não é contemplada”, afirmou Paul Monaghan, chefe executivo da britânica Fair Tax Foundation. Se houver outro nível de detalhe que permita que a Amazon seja contemplada, ótimo, mas até agora não se soube nada sobre isso.”

“Isto pode ser uma falsa esperança, a menos que afinem os detalhes“, acrescentou Richard Murphy, professor de contabilidade da Universidade de Sheffield.

No sábado, os ministros das Finanças do G7 alcançaram, em Londres, um acordo “histórico” para a aplicação de um imposto mínimo de 15% sobre as empresas.

Em causa está uma proposta que prevê a aplicação de um IRC de 15%, assegurando que “as empresas certas paguem os impostos certos, nos locais certos”.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Os lucros gerados num certo pais têm de ser taxados com a taxa de IRC em vigor nesse pais, só assim é que a concorrência entre empresas nacionais e estrangeiras pode ser equilibrada. O resto é fogo de vista, querem-nos jogar areia para os olhos e fazer de conta que os grandes pagam impostos, mas não pagam coisa nenhuma.

  2. O Velho Biden , matreiro, lá conseguiu que as multinacionais se fixassem no País de origem: EUA, o G7 caiu como patinhos.

RESPONDER

Astrónomo amador descobre mais uma lua de Júpiter

Kai Ly revisitou dados captados em 2003 pelo Telescópio Canadá-França-Havai (CFHT) e descobriu uma nova lua na órbita de Júpiter, que ganhou o nome provisório de EJc0061. Segundo a União Astronómica Internacional (IAU), Júpiter tem 79 …

Nova tecnologia microondas permite "ver" através das paredes

Investigadores do US National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema de radar que pode produzir imagens em tempo real de objetos que se encontram atrás de paredes ou …

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …