Acompanhantes de doentes no São João vão passar passar a ser informados por SMS

José Coelho / Lusa

Os acompanhantes dos doentes do serviço de urgência do São João, no Porto, vão ser informados da sua evolução por mensagens de telemóvel ou presencialmente.

Os acompanhantes dos doentes que recorram ao serviço de urgência do Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto, vão, a partir deste sábado, ser informados da sua evolução por mensagens de telemóvel ou presencialmente, através do projeto “São João MAIS”.

“O São João MAIS é um projeto focado no superior interesse e conforto dos utentes e respetivos acompanhantes, humanizando o serviço e tranquilizando os cidadãos”, adiantou à Lusa o presidente do conselho de administração do centro hospitalar. Fernando Araújo frisou que a política de permissão do acompanhante estar junto do doente se mantém, sendo este um serviço complementar e não substitutivo.

Em tempo real, os acompanhantes recebem mensagens como, a título de exemplo, “o doente (nome) foi triado com a cor amarela e foi orientado para a oftalmologia” ou “o doente (nome) está a ser observado pelo médico(a)”, explicou.

Os acompanhantes recebem ainda informações depois de os doentes terem sido encaminhados para exames de diagnóstico e da decisão clínica, nomeadamente se vai ter alta, ser internado ou transferido para outro hospital, acrescentou. Estas informações serão remetidas de forma automática pelo sistema de informação.

Falando num processo simples, que só implica consultar um telemóvel, Fernando Araújo adiantou que, quem não dispõe deste equipamento, pode contactar diretamente um colaborador no Gabinete de Apoio ao Acompanhante que está disponível no serviço de urgência.

O presidente lembrou que este sistema é optativo e não obrigatório, acrescentando que o principal objetivo é melhorar a satisfação dos acompanhantes e a confiança no sistema.

“O Centro Hospitalar Universitário de São João tem vindo a introduzir projetos para melhorar o funcionamento do serviço de urgência, bem como dos serviços e instalações da instituição, de forma a garantir uma adequada qualidade, acessibilidade e proximidade a cuidados e informação de saúde para os utentes dos seus serviços e respetivos acompanhantes”, sublinhou.

O “São João MAIS” foi implementado esta semana em fase de testes, tendo tido resultados “muito positivos e uma enorme satisfação dos acompanhantes por este inovador serviço”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

SEF instaurou inspeção interna à morte de ucraniano, mas não detetou suspeitas de crime

Esta quarta-feira, o ministro da Administração Interna prestou esclarecimentos sobre a morte de um cidadão ucraniano à guarda do SEF, no aeroporto de Lisboa, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Eduardo Cabrita considerou …

Colocações no ensino superior adiadas para o final de setembro

Na sequência do adiamento nos calendários dos exames nacionais do ensino secundário, o acesso às licenciaturas é também atrasado. O calendário de acesso ao ensino superior vai ser atrasado em cerca de três semanas. Os resultados …

Rangel e outros 13 eurodeputados do PPE pedem expulsão de partido húngaro

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel e outros 13 chefes de delegação do Partido Popular Europeu (PPE) pediram na terça-feira a expulsão do partido húngaro Fidesz, exigindo ao líder parlamentar daquela família política, Manfred Weber, …

Milhares pediram o cancelamento do TV Fest. Festival foi suspenso

O Ministério da Cultura criou um festival televisivo exclusivamente dedicado à música portuguesa em parceria com a RTP, mas o formato e os critérios estão a causar forte polémica no meio. Uma petição pública online …

Comércio internacional pode cair para níveis da Grande Depressão

A Organização Mundial do Comércio referiu na quarta-feira que o arrefecimento do comércio internacional provocado pela Covid-19 pode chegar aos níveis registados nos anos 30 devido à Grande Depressão. Segundo noticiou o Observador, na melhor das …

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …