Acidentes com lixívia mais do que duplicaram durante a pandemia

Dados do Centro de Informação Antivenenos (CIAV), do INEM, revelaram que em março e abril deste ano o número de casos de exposição indevida a lixívia e outros detergentes de limpeza mais do que duplicou em relação ao mesmo período de 2019.

Segundo esses dados, disponibilizados ao Expresso e divulgados esta quarta-feira, o número de desinfetantes da pele sob a forma de álcool, álcool em gel e água oxigenada, é cerca de oito vezes superior ao de 2019.

Fátima Rato, médica responsável pelo CIAV, explicou que esse número deve-se, desde logo, às recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) no contexto da pandemia, apontando para uma “utilização intensiva” de lixívia, detergentes de limpeza e desinfetantes das mãos.

“As pessoas seguiram à risca as orientações das autoridades e começaram a utilizar muitos mais estes produtos, tanto na desinfeção das mãos e alimentos, como na limpeza das suas casas, nomeadamente na entrada da habitação, casas-de-banho, e na desinfeção de alimentos”, referiu.

No caso da lixívia e detergentes, o número de casos passou de 172 para 374 este ano. “Atendi algumas chamadas de pessoas que tinham estado durante várias horas a lavar as suas cozinhas ou casas-de-banho com lixívia e ficaram com alterações na pele”, disse Fátima Rato, que também trabalha no serviço de atendimento telefónico do CIAV.

Outra situação recorrente relaciona-se com a diluição de “em garrafas de água, para não ter um produto tão concentrado”, e de isso muitas vezes levar a que “outra pessoa que vive na casa, inadvertidamente, beba dessa garrafa”.

Relativamente às chamadas, 85,3% foram de adultos, mas “muitas das situações envolveram crianças, porque estavam em casa devido ao confinamento, com fácil acesso aos produtos”. Os casos deram-se por ingestão (47%), inalação (37%), contacto ocular (10,2%) e reação cutânea (5,6%). Os acidentes com desinfetantes das mãos passaram de oito para 69.

Os casos graves, contudo, “foram uma minoria”, sublinhou Fátima Rato, que aconselha “manter os produtos nas suas embalagens originais”, no caso da lixívia. Em caso de diluição do produto, deve ser “colocado um rótulo bem visível para não confundir com o conteúdo que estava lá originalmente”. Estes produtos devem estar longe do seu alcance das crianças “e em locais a que não consigam aceder com facilidade”.

O número de chamadas para o CIAV em março e abril deste ano diminuiu, passando de 5.100 (média diária de 83,6) para 4.489 (média de 73,6), o que, segundo a responsável, acompanha a tendência de outros serviços de urgência, como o 112 e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), também do INEM.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …