/

Acidente com catamarã do Terreiro do Paço provoca 34 feridos

Nuno Fox / Lusa

Um dos feridos no acidente com 'ferry' de passageiros é transportado para o hospital

Um dos feridos no acidente com ‘ferry’ de passageiros é transportado para o hospital

Um acidente com um ferry de passageiros que atracava esta quarta-feira no cais fluvial do Terreiro do Paço, em Lisboa, fez 34 feridos ligeiros, disse à Lusa o comandante do Porto de Lisboa, capitão José Isabel.

De acordo com o capitão José Isabel, o acidente deu-se cerca das 8h30 no momento da atracação da embarcação da Soflusa. A embarcação, que fazia a ligação Barreiro – Lisboa, chocou contra o terminal fluvial.

O nevoeiro está a ser apontado como uma das possíveis causas do acidente cujo balanço de feridos foi entretanto actualizado, tendo sido confirmada a existência de 34 feridos ligeiros. Um dos feridos apresenta uma fractura.

Segundo o responsável do Porto de Lisboa, o acidente terá sido provocado pela “fraca visibilidade”, que impediu um cálculo correto da distância da embarcação ao cais, assim como da “velocidade usada pelo mestre da embarcação”.

Velocidade não era a mais adequada

De acordo com o mesmo responsável, o elevado número de feridos registados é devido à violência do embate e ao facto de “as pessoas se encontrarem de pé“.

A velocidade certamente que não era a mais adequada, isso não resta dúvidas. Agora, foi prejudicada pela falta de visibilidade”, disse José Isabel à agência Lusa, falando numa “má avaliação” da parte do piloto.

“Ao vir com essa velocidade, o comandante pensava que estava mais longe, e acabou por embater no cais”, concretizou.

Segundo o responsável, a embarcação apresenta danos estruturais acima da linha de água, que não impediam a operação do catamarã.

“Pela avaliação que fiz superficialmente, o embate foi ao nível das superestruturas, ou seja acima da linha da água, muito acima da linha de água”, adiantou o capitão José Isabel.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.