Acidente em Almaraz poderia afetar 800 mil pessoas em Portugal

Ministerio del Interior / Flickr

Central Nuclear de Almaraz, em Cáceres

Central Nuclear de Almaraz, em Cáceres

Cerca de 800 mil portugueses podem vir a ser afetados pela radioatividade caso ocorra um acidente grave na central nuclear de Almaraz, em Espanha, de acordo com uma simulação feita pelo Elemento de Defesa Biológico, Químico e Radiológico do Comando das Forças Terrestres em 2010.

O estudo é divulgado pela Rádio Renascença, que adianta que a simulação tem como base um cenário idêntico ao acidente de Chernobyl, em 1986 – o rebentamento de um reactor, seguido de incêndio.

Segundo o Exército, é colocada a hipótese da propagação de uma nuvem radioactiva, durante 40 horas, em direção a Portugal. Em caso de acidente grave em Almaraz, a nuvem chegaria a Portugal 12 horas após a explosão do reactor.

A região mais afetada seria o Norte, sendo que o distrito de Castelo Branco será o mais afetado, mas sempre com valores baixos de radioatividade, seguido de Idanha-a-Nova e Penamacor. Mas apenas uma localidade de Idanha-a-Nova, a de Segura, com 170 habitantes, teria de ser evacuada como medida de precaução.

“No total, prevê-se que um acidente nuclear afete 800 mil pessoas”, adiantou à Renascença a major Ana Silva, comandante do Elemento de Defesa Biológico, Químico e Radiológico do Comando das Forças Terrestres.

Quanto aos efeitos da radioactividade, o estudo diz que os portugueses seriam atingidos com 0,1 sievert (sievert é a unidade usada para avaliar o impacto da radiação sobre os seres humanos). A absorção de um sievert (10 vezes mais do que o nível previsto para Portugal) implica uma possibilidade de desenvolver cancro na ordem dos 5,5%.

De acordo com a Renascença, a Autoridade Nacional de Protecção Civil – que está encarregada de coordenar todos os meios de intervenção em Portugal, caso aconteça um acidente na central nuclear de Almaraz – não tem conhecimento da simulação.

No entanto, o director nacional do planeamento de emergência, José Oliveira, garante que a Protecção Civil está atenta à situação e tem feito exercícios de simulação, mas sem ter em conta o contributo dos militares.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …