Acaba a situação de alerta em Portugal (covid)

2

Mas a pandemia não desapareceu, repetiu o ministro da Saúde, Manuel Pizarro. Situação de alerta termina nesta sexta-feira.

Após mais de dois anos e meio de situações de alerta, emergência ou calamidade, Portugal deixa de estar em qualquer um desses níveis por causa da COVID-19.

O actual estado de alerta, que se prolonga até às 23h59 desta sexta-feira (30 de Setembro), não será renovado.

A decisão foi divulgada nesta quinta-feira, depois de uma reunião de Conselho de Ministros, onde assim foi definido terminar a vigência de diversas leis, decretos-leis e resoluções aprovadas no âmbito do combate à pandemia.

A situação de emergência em Portugal, por causa do coronavírus, começou no dia 19 de Março de 2020. Dois meses depois passou para calamidade, mudando para alerta em Julho do mesmo ano. O estado de calamidade, de emergência e de contingência voltariam mais tarde, a partir do final de 2020.

A situação actual de alerta prolonga-se há praticamente um ano. A última resolução do Conselho de Ministros, prolongando novamente o estado de alerta, foi no dia 26 de Agosto.

Agora “cai” o alerta: “A situação da pandemia permite-nos tomar, com toda a segurança, a decisão de não renovar o estado de alerta no nosso território continental”, começou por justificar o ministro da Saúde.

A decisão surge “em função do elevado nível de vacinação da população portuguesa, da protecção conferida pela vacina e da menor agressividade das estirpes de SARS-CoV-2 que estão em circulação, a incidência da doença e, sobretudo, o seu impacto na saúde das pessoas e no funcionamento no serviço de saúde têm-se mantido estável e controlado”.

O alerta desaparece no país, mas a pandemia não, avisou Manuel Pizarro: “A não renovação do estado de alerta não significa, porém, que possamos considerar que a pandemia da COVID-19 está ultrapassada“.

Por isso, repetiu Pizarro, é necessário continuarmos atentos e apostar na vacinação de combate ao coronavírus.

Esta decisão foi anunciada um dia depois de o Instituto Ricardo Jorge ter indicado que o índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus subiu para 1,06 em Portugal e que está acima de 1 em todas as regiões do país.

Em Portugal já se registaram cerca de 5.5 milhões de casos de COVID-19.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

  1. Acabou, finalmente. Já podemos andar em TODO O LADO, sem máscara, a beijar toda a gente (como faz o papagaio-mor)… viva às decisões irresponsáveis da DGS e do Governo! Yupiiii!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.