As abelhas de Notre-Dame sobreviveram à tragédia

(h) Benoit Moser, BSPP / EPA

Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

Havia três colmeias na catedral de Notre-Dame, em Paris, e todas elas sobreviveram ao incêndio da semana passada.

O incêndio que devorou a catedral parisiense não devorou as cerca de 200 mil abelhas que lá viviam. Os insetos habitavam as colmeias localizadas no telhado da catedral e foram tidos como mortos. No entanto, Nicolas Géant, o apicultor de Notre-Dame, confirmou que, afinal, estão vivas.

De acordo com a CNN, é Géant que cuida das abelhas de Notre-Dame, desde 2013. Foi neste ano que estes animais foram colocados na catedral com o objetivo de aumentar o número de árvores polinizadas na cidade.

 

View this post on Instagram

 

Nos abeilles de la Cathédrale Notre-Dame de Paris sont toujours en vie !! Confirmation de la part des responsables du site !! ❤🐝❤ Notre-Dame’s bees are still alive !! #Beeopic #apiculture #abeilles #ruches #NotreDame #Notredamedeparis #cathedrale #ambroise #saintambroise #stambroise #miracle

A post shared by Beeopic 🍯 (@beeopic) on

As três colmeias encontram-se no topo sul da sacristia, cerca de 30 metros abaixo do telhado principal. Cada uma delas alberga cerca de 60 mil abelhas e foi por essa razão que elas sobreviveram ao incêndio que deflagrou na catedral parisiense.

Ao contrário de outras espécies, as abelhas europeias permanecem na colmeia para protegerem a sua rainha em caso de perigo. As altas temperaturas foram o maior risco para estes insetos, uma vez que o monóxido de carbono deixa as abelhas inconscientes, impossibilitando a sua fuga.

Aliás, não é por acaso que a libertação de fumo dentro das colmeias é uma técnica muito usada pelos apicultores para poderem aceder tranquilamente ao seu interior.

Nicolas Géant ainda não visitou o local após a tragédia, mas diz-se confiante de que nenhuma das colmeias foi queimada, já que as abelhas foram vistas a entrar e a sair das colmeias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Tenho muitas dívidas, muito financiamento por pagar"

Isabel dos Santos explicou em entrevista à Lusa a origem dos seus investimentos, salientando serem totalmente privados, o que a levou a criar muitas dívidas. Disse ainda que os empresários têm dificuldade em trabalhar e …

Estados Unidos autorizados a aplicar taxas sobre produtos europeus

A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou oficialmente esta segunda-feira os Estados Unidos a aplicar taxas alfandegárias sobre 7500 milhões de dólares de importações oriunda da União Europeia devido aos subsídios dados à Airbus. A OMC …

Tribunal rejeita providência cautelar requerida pela Ordem dos Enfermeiros contra ministério

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa rejeitou a providência cautelar pedida pela Ordem dos Enfermeiros (OE) contra o Ministério da Saúde no processo de sindicância à OE, anunciou esta segunda-feira o Governo. Em comunicado, o …

Paraísos fiscais. Portugal transferiu 672 milhões em 2018

Os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros no ano passado para territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia. Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 …

Discurso da Rainha. Entre crime, saúde e imigração, o Brexit foi destaque

Várias propostas de lei relacionadas com o Brexit destacam-se no programa do governo britânico para os próximos meses apresentado esta segunda-feira pela rainha Isabel II no parlamento, o qual inclui a implementação de um eventual …

Conservadores polacos vencem legislativas com maioria absoluta

Os conservadores nacionalistas no poder na Polónia venceram as eleições legislativas com 45,16% dos votos, de acordo com os resultados oficiais que se referem à contagem de 82,79% das circunscrições. O partido conservador eurocético Lei e …

Ambulâncias rejeitadas no Hospital de Setúbal por sobrelotação das urgências

Ambulâncias que chegavam ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal, durante a tarde de domingo, foram encaminhadas para outros hospitais. As urgências do centro hospitalar estavam sobrelotadas. Entre as 12h e as 16h30 deste domingo, o …

Professores regressam à greve ao trabalho extraordinário

A paralisação poderá comprometer as avaliações intercalares dos alunos, alertam os sindicatos que pedem o cumprimento do horário de 35 horas semanais. A greve dos professores ao trabalho extraordinário regressa esta segunda-feira às escolas, sem data …

Caos na Síria. Bombardeamentos turcos levam à fuga de centenas de militantes do Daesh presos

Cerca de 800 militantes do Daesh fugiram neste domingo da prisão de Ain Issa, de acordo com a administração autónoma curda, que acusa a Turquia de ter dado “cobertura aérea” para que a fuga fosse …

Supremo Tribunal espanhol reativa mandado de detenção europeu contra Puigdemont

Um juiz do Supremo Tribunal de Justiça espanhol, Pablo Llarena, aceitou o pedido do Ministério Público e reativou o mandado de detenção europeu para a extradição de Carles Puigdemont. O ex-Presidente do governo regional da Catalunha …