As abelhas de Notre-Dame sobreviveram à tragédia

(h) Benoit Moser, BSPP / EPA

Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

Havia três colmeias na catedral de Notre-Dame, em Paris, e todas elas sobreviveram ao incêndio da semana passada.

O incêndio que devorou a catedral parisiense não devorou as cerca de 200 mil abelhas que lá viviam. Os insetos habitavam as colmeias localizadas no telhado da catedral e foram tidos como mortos. No entanto, Nicolas Géant, o apicultor de Notre-Dame, confirmou que, afinal, estão vivas.

De acordo com a CNN, é Géant que cuida das abelhas de Notre-Dame, desde 2013. Foi neste ano que estes animais foram colocados na catedral com o objetivo de aumentar o número de árvores polinizadas na cidade.

 

View this post on Instagram

 

Nos abeilles de la Cathédrale Notre-Dame de Paris sont toujours en vie !! Confirmation de la part des responsables du site !! ❤🐝❤ Notre-Dame’s bees are still alive !! #Beeopic #apiculture #abeilles #ruches #NotreDame #Notredamedeparis #cathedrale #ambroise #saintambroise #stambroise #miracle

A post shared by Beeopic 🍯 (@beeopic) on

As três colmeias encontram-se no topo sul da sacristia, cerca de 30 metros abaixo do telhado principal. Cada uma delas alberga cerca de 60 mil abelhas e foi por essa razão que elas sobreviveram ao incêndio que deflagrou na catedral parisiense.

Ao contrário de outras espécies, as abelhas europeias permanecem na colmeia para protegerem a sua rainha em caso de perigo. As altas temperaturas foram o maior risco para estes insetos, uma vez que o monóxido de carbono deixa as abelhas inconscientes, impossibilitando a sua fuga.

Aliás, não é por acaso que a libertação de fumo dentro das colmeias é uma técnica muito usada pelos apicultores para poderem aceder tranquilamente ao seu interior.

Nicolas Géant ainda não visitou o local após a tragédia, mas diz-se confiante de que nenhuma das colmeias foi queimada, já que as abelhas foram vistas a entrar e a sair das colmeias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uber, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR

Os Ubers, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR que inicia, esta segunda-feira, uma operação de fiscalização intensiva aos transportes individuais de passageiros em todo o país. A fiscalização do licenciamento e a certificação …

Operação Marquês. Carlos Santos Silva e Sócrates começam a atacar a acusação

O ataque de duas das principais figuras envolvidas na Operação Marquês à acusação do Ministério Público começa nesta segunda-feira e vai prolongar-se por toda a semana. Carlos Santos Silva, esta segunda-feira, e José Sócrates, entre quarta …

ASAE encontra carne estragada e falsificada em talhos portugueses

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou carne estragada, falsificada ou abatida de forma clandestina à venda em talhos nacionais, avançou o Jornal de Notícias (JN). A notícia do JN, citada pelo Público …

Detidos dois suspeitos do ataque em Lyon

A polícia francesa deteve dois suspeitos de envolvimento na explosão no centro de Lyon que feriu 13 pessoas na sexta-feira passada, disse esta segunda-feira a Procuradoria de Paris. Anteriormente, o ministro do Interior, Christophe Castaner, anunciava, …

Isabel dos Santos diz que tem pagamento à CGD "em dia"

A filha do ex-presidente de Angola usou o Twitter para garantir que tem todos os pagamentos do empréstimo de 125 milhões de euros concedido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) em 2009 “em dia”. A reacção, …

Há cinco concelhos com risco máximo de incêndio

Esta segunda-feira, o dia vai ser quente. A subida das temperaturas para os próximos dias aumenta o risco máximo de incêndio em Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco. Cinco concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém …

Donald Trump é o primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, tornou-se no primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão, Naruhito, que subiu ao trono a 01 de maio após a abdicação do pai, …

Antropólogos descobriram quando é que os humanos aprenderam a cozinhar

O hidratos de carbono amido ainda é um elemento pouco compreendido da dieta humana moderna e a nossa dieta de amido do passado pode dar uma ajuda nas investigações futuras. Apesar de uma narrativa arqueológica que …

Tsipras anuncia eleições antecipadas após derrota pesada nas europeias

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras anunciou este domingo que vai apelar à realização de eleições legislativas antecipadas “imediatamente” após a segunda volta das municipais, em 2 de junho, após os maus resultados obtidos pelo Syriza …

ADSE perdeu 1807 prestadores privados em 2018

Em 2018, o número de prestadores de saúde procurados pelos beneficiários da ADSE no regime livre ou com convenção com o subsistema de saúde dos funcionários públicos diminuiu. Ao todo, a este subsistema de saúde …