A tradição alemã caricata de ver um sitcom britânico desconhecido na véspera de ano novo

Apesar de ser desconhecido na sua terra natal, o sketch britânico Dinner for One é uma tradição de Ano Novo na Alemanha, passando na televisão várias vezes no dia 31 de dezembro.

Durante a sua primeira visita de Estado à Alemanha como monarca, o Rei Carlos III contou uma anedota que teve grande impacto na sua audiência. Falando em alemão num banquete em Berlim, gracejou: “É simpático da vossa parte terem vindo todos e não me terem deixado sozinho com um jantar para um”. Enquanto a sala irrompia em gargalhadas, a piada teria provavelmente confundido o seu público britânico.

O Rei fez referência a Dinner for One (Jantar Para Um, em tradução livre), um sketch de comédia britânico que é largamente desconhecido no Reino Unido mas que alcançou um estatuto de culto na Alemanha.

Escrito pelo dramaturgo britânico Lauri Wylie na década de 1930, o sketch foi imortalizado na televisão alemã na década de 1960, interpretado por Freddie Frinton e May Warden. Na Alemanha, tornou-se uma tradição ver o episódio na véspera de Ano Novo, que é transmitido várias vezes a 31 de dezembro.

A popularidade é tanta que até entrou no Guiness Book of Records de 2003 como o programa de televisão mais repetido de todos os tempos (mais de 230 vezes naquela época) e o Deutsche Post, o serviço postal alemão, até lançou um selo comemorativo de 45 cêntimos no 55.º aniversário da primeira emissão do clássico de culto.

O sketch de 18 minutos a preto e branco, também conhecido como The 90th Birthday, gira em torno de Miss Sophie, uma mulher idosa que celebra o seu aniversário com convidados imaginários – os seus amigos falecidos.

O seu mordomo, James, faz-se passar pelos convidados ausentes, servindo comida e bebidas enquanto imita as suas vozes e maneirismos. A cada brinde, James bebe uma bebida para cada “convidado”, ficando visivelmente embriagado e mais desajeitado à medida que a noite avança, tropeçando repetidamente num tapete de pele de tigre.

A frase mais emblemática do sketch, “O mesmo procedimento do ano passado, Miss Sophie?”, seguida da sua resposta, “O mesmo procedimento de todos os anos, James”, tornou-se um slogan cultural na Alemanha. A sua popularidade é um testemunho do apelo duradouro do humor e da sua viagem única ao coração dos telespectadores alemães.

Dinner for One deve o seu sucesso na Alemanha ao artista Peter Frankenfeld, que a apresentou ao público alemão depois de ver a atuação de Frinton em Blackpool, em 1962. A gravação, feita em Hamburgo em 1963, foi esporadicamente transmitida na televisão alemã antes de encontrar o seu lugar permanente na véspera de Ano Novo em 1972.

Desde então, inspirou tradições em países como a Dinamarca, a Suécia e a Suíça, mas continua a ser pouco apreciada na sua terra natal. Apesar das tentativas da Sky Arts para reavivar o interesse no Reino Unido, o sketch ainda não conseguiu alcançar a mesma adoração de que goza no estrangeiro.

ZAP //

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