A Rússia gastou 82,5 mil milhões de dólares a defender o rublo em 2014

koraxdc / Flickr

Pôr de Sol de inverno no Kremlin, Moscovo

Pôr de Sol de inverno no Kremlin, Moscovo

O Banco da Rússia revelou esta terça-feira que gastou 82,5 mil milhões de dólares em defesa do rublo no ano de 2014.

Só em dezembro, na tentativa de conter a brusca desvalorização da moeda nacional russa, foram gastos 11,9 mil milhões de dólares nas intervenções cambiais.

Durante o mês de dezembro, além de a inflação ter disparado, a moeda russa caiu vertiginosamente até um valor recorde de 75 rublos por dólar, em comparação com uma média de 38 rublos por dólar em setembro.

Há um ano, a moeda russa era negociada a 33 rublos por dólar.

As autoridades russas citam as sanções ocidentais, os preços baixos do petróleo e a especulação cambial entre as principais razões para os problemas financeiros do país.

Cortes no Orçamento

O ministro das Finanças, Anton Siluanov, afirmou esta quarta-feira que as sanções impostas pelo Ocidente e o declínio nos preços do petróleo forçarão o país a fazer cortes no orçamento de 2015.

De acordo com Siluanov, os gastos devem ser reduzidos em 10% em todos os sectores, excepto os relacionados com a Defesa.

International Monetary Fund / Flickr

Antón Siluanov, ministro das Finanças da Rússia

Antón Siluanov, ministro das Finanças da Rússia

Em discurso durante uma conferência económica anual, Siluanov afirmou que as receitas orçamentais da Rússia devem ficar abaixo do previsto em 180 mil milhões de dólares, devido à queda nos preços do petróleo.

O ministro estima ainda que as sanções tenham um peso negativo de 40 a 60 mil milhões de dólares nas receitas do governo.

Recessão

De acordo com um relatório divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Económico russo, a economia do país pode entrar em recessão já a partir do primeiro trimestre de 2015.

Segundo o relatório, além da queda do rublo, o risco de recessão é resultante da turbulência económica, do impasse geopolítico com o Ocidente e da fuga de capitais do país.

Numa tentativa de reaquecer a economia, o Ministério das Finanças pretende utilizar um fundo de reserva, acumulado durante anos com a venda do petróleo a preços elevados, para injectar liquidez no sistema financeiro.

A medida também tem por objectivo contrabalançar a subida da taxa de juros do país para 17% em 2014.

ZAP / RVR

PARTILHAR

RESPONDER

Lisboa pode receber a final deste ano da Liga dos Campeões

Istambul não está agradada com a ideia de receber a final da Liga dos Campeões sem adeptos no estádio. Por isso, outras hipóteses estão a ser consideradas, nomeadamente Lisboa. A final da Liga dos Campeões está …

Há mesmo algo de reconfortante quando dizemos palavrões

Um novo estudo sugere que, nas circunstâncias certas, dizer palavrões em voz alta parece fazer as pessoas sentirem menos dor. Exatamente como e porque é que o ato de dizer asneiras consegue fazer com que as …

"Paraministro" de Costa. Gestor independente chamado para negociar plano económico de retoma

O primeiro-ministro, António Costa, convidou o diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, para estudar o plano de recuperação económica. De acordo com o semanário Expresso, que avança a notícia na sua edição deste …

Termina o dever cívico de confinamento

O Conselho de Ministros aprovou esta sexta-feira o fim do “dever cívico de recolhimento”, que entrará em vigor na próxima segunda-feira, prevê a resolução que prolongou a situação de calamidade até 14 de junho. A situação …

"Ratos" de musgo espalham-se pelos glaciares do Ártico (e intrigam cientistas)

A presença de estranhas bolas de musgos nos ecossistemas de glaciares tem atraído a atenção da comunidade científica. Estas estranhas criatura proliferam no Ártico, mas também em regiões da Islândia e América do Sul. Especialistas de …

Há 29 países que podem visitar a Grécia a partir de 15 de junho. Portugal ficou de fora

A partir de 15 de junho, cidadãos oriundos de 29 países poderão visitar a Grécia, revelou esta sexta-feira o Governo helénico, dando conta que a lista elaborada teve em conta a situação epidemiológica de cada …

Portugal Continental não vai ter quarentena para turistas

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que Portugal continental não vai aplicar normas de quarentena para quem vier de fora do país. No final de um Conselho de Ministros de quase oito horas, que se …

Jovem de 19 anos morre atingido por disparos durante protesto pela morte de George Floyd

Um jovem de 19 anos morreu depois de alguém que seguia num carro ter disparado sobre uma multidão de pessoas que protestavam contra o homicídio do afro-americano George Floyd, indicou uma porta-voz da polícia de …

O campo magnético da Terra está a enfraquecer misteriosamente

Novos dados de satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) mostram que o campo magnético da Terra está a enfraquecer entre África e a América do Sul. O enfraquecimento do campo magnético da Terra está relacionado com …

Morreram os primeiros dois capacetes azuis vítimas da covid-19

Dois militares da força de manutenção da paz das Nações Unidas no Mali morreram devido à covid-19, os primeiros entre cerca de 100.000 soldados e polícias destacados em 15 missões no mundo. "Infelizmente, ontem [quinta-feira] e …