//

A Rússia gastou 82,5 mil milhões de dólares a defender o rublo em 2014

koraxdc / Flickr

Pôr de Sol de inverno no Kremlin, Moscovo

Pôr de Sol de inverno no Kremlin, Moscovo

O Banco da Rússia revelou esta terça-feira que gastou 82,5 mil milhões de dólares em defesa do rublo no ano de 2014.

Só em dezembro, na tentativa de conter a brusca desvalorização da moeda nacional russa, foram gastos 11,9 mil milhões de dólares nas intervenções cambiais.

Durante o mês de dezembro, além de a inflação ter disparado, a moeda russa caiu vertiginosamente até um valor recorde de 75 rublos por dólar, em comparação com uma média de 38 rublos por dólar em setembro.

Há um ano, a moeda russa era negociada a 33 rublos por dólar.

As autoridades russas citam as sanções ocidentais, os preços baixos do petróleo e a especulação cambial entre as principais razões para os problemas financeiros do país.

Cortes no Orçamento

O ministro das Finanças, Anton Siluanov, afirmou esta quarta-feira que as sanções impostas pelo Ocidente e o declínio nos preços do petróleo forçarão o país a fazer cortes no orçamento de 2015.

De acordo com Siluanov, os gastos devem ser reduzidos em 10% em todos os sectores, excepto os relacionados com a Defesa.

International Monetary Fund / Flickr

Antón Siluanov, ministro das Finanças da Rússia

Antón Siluanov, ministro das Finanças da Rússia

Em discurso durante uma conferência económica anual, Siluanov afirmou que as receitas orçamentais da Rússia devem ficar abaixo do previsto em 180 mil milhões de dólares, devido à queda nos preços do petróleo.

O ministro estima ainda que as sanções tenham um peso negativo de 40 a 60 mil milhões de dólares nas receitas do governo.

Recessão

De acordo com um relatório divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Económico russo, a economia do país pode entrar em recessão já a partir do primeiro trimestre de 2015.

Segundo o relatório, além da queda do rublo, o risco de recessão é resultante da turbulência económica, do impasse geopolítico com o Ocidente e da fuga de capitais do país.

Numa tentativa de reaquecer a economia, o Ministério das Finanças pretende utilizar um fundo de reserva, acumulado durante anos com a venda do petróleo a preços elevados, para injectar liquidez no sistema financeiro.

A medida também tem por objectivo contrabalançar a subida da taxa de juros do país para 17% em 2014.

ZAP / RVR

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.