Inflação na Rússia dispara para os 11,5%

International Monetary Fund / Flickr

Antón Siluánov, ministro das Finanças da Rússia

Antón Siluánov, ministro das Finanças da Rússia

O ministro das Finanças russo, Antón Siluánov, anunciou hoje que a inflação no país será este ano da ordem dos 11,5%, durante uma audiência no Conselho da Federação ou Senado russo.

“Lamentavelmente, a inflação aumenta. Esta quarta-feira, a inflação acumulada era de 10,4%, pelo que no final do ano será de 11,5%, talvez um pouco mais ou um pouco menos”, disse Antón Siluánov aos senadores, de acordo com as agências locais.

Há cinco anos que a inflação na Rússia não alcançava os dois dígitos.

Em Outubro passado, o Presidente russo, Vladimir Putin, previu que em 2014 este indicador económico se situaria entre os 7,5% e os 8%.

Siluánov advertiu ainda os senadores de que no próximo ano o défice orçamental vai exceder as previsões do Governo, que apontavam para 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

“Não poderia dizer agora qual será o tamanho do défice, mas será maior do que o previsto“, disse ele.

O titular da pasta das Finanças assegurou que o rublo estabilizou depois da queda que sofreu no dia 18, quando perdeu mais de metade do seu valor em relação ao início do ano.

O rublo encontrou o equilíbrio e começa a fortalecer-se“, disse Antón Siluánov, referindo-se ao aumento nos últimos dias do valor da moeda russa, cuja cotação oficial para hoje é de 54,5 rublos por dólar e 66,7 euros.

A crise económica que atravessa a Rússia, como admitem as próprias autoridades, deve-se principalmente a três causas: a queda dos preços do petróleo, as sanções do Ocidente pela postura de Moscovo face à crise ucraniana e a estagnação da própria economia russa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Luz verde. PAN abstém-se e garante aprovação do OE2021

A votação final global do Orçamento do Estado para 2021 acontece esta quinta-feira no Parlamento. A sua aprovação está garantida devido à abstenção do PCP, PEV e PAN, apesar do voto contra do Bloco de …

Mais de 500 funcionários públicos vão ajudar SNS. Camas de cuidados intensivos podem chegar às 1.000

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, em entrevista ao Público e à Renascença, que mais de 500 funcionários públicos vão integrar as equipas de rastreio do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Na entrevista conjunta ao …

Erro de fabrico levanta questões sobre vacina de Oxford

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford reconheceram esta quarta-feira um erro de fabrico que está a levantar questões sobre os resultados preliminares e a eficácia da sua vacina experimental contra a covid-19. O comunicado, onde …

Partiu o "mais humano dos deuses" quando tentava mudar de vida. 9 ambulâncias socorreram Maradona, mas foi em vão

A Argentina está em choque com a morte de Diego Armando Maradona. O coração de El Pibe não aguentou numa altura em que estava a tentar mudar de vida, com exercícios físicos, dieta e a …

Manter o ar de casa limpo pode reduzir a probabilidade de propagar covid-19

Além das precauções atualmente recomendadas, garantir que o ar em espaços interiores esteja o mais limpo possível também pode ajudar a reduzir a probabilidade de propagar o novo coronavírus. A grande maioria da transmissão do SARS-CoV-2 …

Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia. Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no …

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …