A privacidade já morreu. Bem-vindos a este mundo

World Economic Forum / Flickr

Yochai Benkler, Margo Seltzer, Sophia Roosth, Jonathan Zittrain, Joseph S. Nye Jr, professores da Universidade de Harvard no painel "Nova Ciber-Ordem Mundial", Davos 2015

Yochai Benkler, Margo Seltzer, Sophia Roosth, Jonathan Zittrain, Joseph S. Nye Jr, professores da Universidade de Harvard no painel “Nova Ciber-Ordem Mundial”, Davos 2015

Um conjunto de professores da Universidade norte-americana de Harvard apresentou aos participantes no Fórum Económico Mundial, que decorre em Davos, uma ‘contra utopia’, na qual a vida privada morreu definitivamente.

Imagine-se um mundo onde robots do tamanho de mosquitos voam à volta das pessoas e lhes retiram amostras do ADN ou uma grande superfície comercial que conhece todos os hábitos de compras dos clientes, sabendo até de gravidezes antes de as clientes as comunicarem à própria família.

Bem-vindos a este mundo. Já chegámos“, disse a professora de ciência informática de Harvard Margo Seltzer, ao descrever esta assustadora ‘contra utopia’.

“A esfera privada, como nós a conhecemos, já não pode existir. A maneira como concebemos a vida privada acabou”, insistiu.

Outra investigadora de Harvard, a geneticista Sophia Roosth, considerou “inevitável” que a informação genética pessoal entre aos poucos no domínio público.

Roosth avançou mesmo que agentes dos serviços de informações já têm a tarefa de recolher dados genéticos dos líderes estrangeiros para saber se são suscetíveis de contrair esta ou aquela doença, ou qual a sua esperança de vida.

“Estamos no início de uma era de Maccarthysmo genético“, afirmou, fazendo alusão à caça às bruxas nos EUA contra os comunistas, nos anos 50.

Seltzer descreveu um mundo em que pequenos ‘drones’ voam à volta das pessoas para lhes extraírem amostras de ADN, por conta de governos ou companhias de seguros.

As violações da privacidade, previu, vão ser feitas de forma “cada vez mais perniciosa”, entendendo porém que “já se vive num Estado de vigilância”.

Entretanto, apesar desta visão pessimista, as universitárias destacaram que os aspetos positivos eram mais importantes do que os negativos.

“Da mesma maneira que podemos enviar os ‘drones’ para espiar as pessoas, também os podemos mandar para as regiões afetadas pelo Ébola e suprimir os germes”, declarou Seltzer.

A tecnologia existe. O seu uso depende de nós“, concluiu.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …