A pandemia está a chegar ao fim (e Bill Gates já sabe quando)

5

Thomas Hawk / Flickr

O bilionário Bill Gates, fundador da Microsoft

Bill Gates não tem sido parco em dar a sua opinião acerca da pandemia de covid-19 que há quase dois anos assola o planeta, e apresentou mais uma vez a sua estimativa para o fim do surto pandémico.

O bilionário fundador da Microsoft Bill Gates considera que a pandemia de covid-19 está a chegar ao fim, e que a doença poderá brevemente ser tratada como uma gripe sazonal.

Gates partilhou as suas opiniões acerca da evolução da pandemia, da propagação da variante Ómicron e dos esforços de vacinação numa “excitante” conversa no Twitter com Devi Sridhar, regente de Saúde Pública Global da Universidade de Edimburgo.

Segundo o bilionário, o fim da pandemia será acelerado pelo elevado grau de transmissibilidade da variante Ómicron. “Uma vez que a Ómicron passe por um país, no resto do ano veremos menos casos, e a covid-19 poderá ser tratada como a gripe sazonal”.

Segundo o New York Times, o número de novos casos de covid-19 começou a cair nas primeiras cidades norte-americanas atingidas pela nova variante — uma tendência que parece confirmar a queda significativa de novos casos registada na África do Sul e no Reino Unido após o aparente pico de infeções com Ómicron.

Gates realça que “a maior parte dos casos mais severos é em pessoas não vacinadas”. Mas, adverte, “à medida que os países enfrentem a sua onda de Ómicron, os seus sistemas de saúde serão desafiados“.

O fundador da Microsoft está optimista mas cauteloso em relação à evolução da situação pandémica global.

“A Ómicron vai criar muita imunidade durante pelo menos o próximo ano”, diz Gates. “Não é provável que apareça uma variante mais transmissível, mas já fomos surpreendidos muitas vezes durante esta pandemia.

Não é a primeira vez que o bilionário prevê o fim da pandemia. Gates tinha inicialmente sugerido, há um ano, que acabaria na primavera de 2021.

Em abril, ainda antes do aparecimento da Ómicron, sugeriu que acabaria já em 2022 — e que o Reino Unido e os Estados Unidos deveriam ser os primeiros países a sair da pandemia.

Mais recentemente, em dezembro do ano passado, Gates disse acreditar que podemos estar a entrar na “pior fase da pandemia”. “Justamente quando parecia que a vida voltaria ao normal, podemos estar a entrar na pior fase da pandemia. A Ómicron vai atingir-nos a todos“, escreveu então o milionário no Twitter.

“Em breve estará em todos os países do mundo”, profetizou, acertadamente, o fundador da Microsoft. E já então Bill Gates previa que, graças à rápida propagação da nova variante, a onda de infeções poderia terminar em cerca de três meses.

Mas as profecias de Bill Gates quanto a episódios pandémicos no nosso planeta não se cingem ao atual surto do novo coronavírus.

Em novembro de 2020, Gates previu que “inevitavelmente” a humanidade enfrentará uma nova pandemia num futuro próximo, mas que o seu impacto seria ainda assim “menos destrutivo” do que a disseminação do SARS-CoV-2. “Poderá ser daqui a 20 anos, mas devemos assumir que pode ser dentro de três anos”, acrescentou.

Mas há notícias piores. Não estamos preparados para essa pandemia, advertiu em setembro Bill Gates.

O bilionário, que até é acusado por algumas teorias da conspiração de ser ele próprio o causador da pandemia, tem sido capaz nos últimos anos, de profetizar com acerto a forma como o Mundo muda. Esperemos que tenha adivinhado o fim da atual, e falhado redondamente a profecia da próxima.

Armando Batista, ZAP //

5 Comments

  1. Este gajo é só frases feitas e lugares comuns. Quando é que ele está mesmo a pensar fazer algo realmente inovador? Algo que nunca fez até aqui…

    • José Viena…. estuda! estuda bem o que este homem fez, e verás o que ele já fez.
      Pergunta mas é o que já fizeste tu de inovador até hoje!

  2. Não é necessário ser gênio, para saber que a pandemia está a chegar ao fim. Basta estar atento a todas as notícias, que indicam esse caminho.

    • Mas também não é preciso ser um génio, para concluir que ainda há muita gente parva (planeta plano, ninguém foi à lua, as vacinas têm chip, o 5G provoca o covid, o Elvis está vivo…). Basta estar atento a todas as noticias, que indicam o estado do planeta…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.