Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

oninnovation / Flickr

O fundador da Microsoft, Bill Gates

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de 2021, graças às vacinas. Se assim for, o resto de mundo também pode começar a ver uma luz ao fundo do túnel.

Apesar da mensagem de esperança, Bill Gates alerta que antes das coisas melhorarem, o cenário mundial pode piorar durante um período. “Os próximos cinco meses podem ser muito sombrios, a menos que possamos melhorar o nosso comportamento”, sublinhou o fundador da Microsoft.

Gates acrescentou que “o ponto mais impactante” para que as coisas melhorem num futuro próximo, é o facto das pessoas tomarem as decisões certas no que diz respeito ao combate à pandemia, tais como “usar máscara sempre que se sai de casa”.

Durante a entrevista que deu à NBC, o empresário disse acreditar que para além destes cuidados, há agora um outro fator que pode ser fulcral para normalizar a vida em geral: as vacinas. “Na primavera, as vacinas poderão fazer com que as coisas mudem drasticamente nos Estados Unidos, e com isso a vida possa voltar ao normal“, sublinhou.

O empreendedor referiu que prevê um futuro promissor neste âmbito, apesar da distribuição da vacina ser “complicada”, pois “o governo (americano) abdicou de algumas das suas responsabilidades perante uma crise de saúde pública”.

Neste momento, várias farmacêuticas já está a monitorizar as suas vacinas para que estas sejam disponibilizadas o mais rápido possível tanto nos EUA, como em vários países da Europa.

Na semana passada, o Reino Unido anunciou que aprovou a vacina da covid-19 e que pretende começar a vacinar já no próximo dia 7 de dezembro.

Nos Estados Unidos, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, referiu na quarta-feira que o estado espera vacinar 170 mil pessoas até ao dia 15 de dezembro.

Na entrevista que deu ao canal televisivo americano, Bill Gates afirmou que este plano de vacinação é “alcançável”.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Dar razão a um empresário/programador sobre estes assuntos, que nada têm a ver com o seu campo de conhecimento é, de facto, um apelo à ignorância. Mas isto acontece recorrentemente com outros como o Musk, o Besos e por aí fora. São pau para toda a obra. Esta falácia “de caras” é transversal, abusada e usada até ao infinito. O resultado é muita gente contente mas enganada. Os seus “visionários” favoritos são seres omniscientes. Basta serem conhecidos pelo público em geral. “Controlo” é isto.

    • Achar que o Bill Gates é apenas um empresário/programador é demonstrar total desconhecimento sobre o trabalho de investigação e inovação desenvolvido pelo homem. Basta ouvi-lo falar para perceber que é uma pessoa com uma inteligência muito acima da média e acima de tudo interessado em contribuir para a resolução dos problemas da humanidade.

      • Não, claro… Então? O homem é um sabe sobre tudo porque é como eu, que leio umas coisas na Wikipedia e outras numas revistas de WC e depois venho para as luzes da ribalta encher a boca com palavras sonantes. Só não me dão ainda é um tempo de antena nod TED talks… Mas está pra breve.

      • Essa afirmação é um non-sequitur. Só afirma que o Bill Gates por ser conhecido e reverenciado se torna tão omnisciente que prevê, de forna abstrata, um suposto futuro melhor, dando até uma data. É bs…

  2. Epá… Se o homem diz, então é porque é lei e é sagrado. Quem tem bola de cristal é assim…

    Mas depois quando quiserem saber alguma coisa sobre sistemas operativos e IA, contactem o Bastonário da Ordem dos Médicos, se faz favor…

  3. Obrigado Bill! Que seria da Humanidade sem ti e a tua inteligência superior. O mundo seria irrespirável sem Windows. Estariamos à mercê dos “abutres” do Linux e do Open Office e às falhas dos sistemas operativos da Apple.
    Mas tens razão, o futuro é promissor, principalmente para quem, como tu, investiu em laboratórios de vacinas, em patentes de cripto moeda e em AI.

RESPONDER

Pico na primeira semana de fevereiro. Mesmo confinando, modelo prevê 1154 doentes em UCI

Portugal deverá ter 1.154 doentes internados em cuidados intensivos num pico na primeira semana de fevereiro, mesmo com um confinamento igual ao de março, avança um modelo da NOVA Information Management School. Portugal deverá duplicar o …

Biden assume leme dos EUA. Trump concede 140 perdões (e pede que se "reze" pelo sucessor)

Joe Biden assume esta quarta-feira o leme dos Estados Unidos. Porém, antes de sair, o Presidente cessante, Donald Trump, perdoou e comutou penas a mais de 140 pessoas. Nas horas finais da sua presidência, Donald Trump …

Ouvir música clássica enquanto faz exercício? A Ciência sugere que sim

Estudos sugerem que, ao contrário daquilo que pensa, ouvir música clássica enquanto se pratica exercício físico pode ajudá-lo no seu treino. Para muitas pessoas, uma parte essencial de qualquer regime de exercício é a música que …

“Não queiram fazer mistérios onde não existem”. UE encerrou caso do procurador europeu

A União Europeia (UE) deu por "encerrado" o caso do procurador europeu José Guerra e dos lapsos no seu currículo enviado pelo Governo. “A reunião dos membros do Conselho da UE decorreu na segunda-feira e …

Jack Ma reaparece após estar "desaparecido" quase três meses

O bilionário fundador do gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba reapareceu, esta quarta-feira, numa reunião virtual com professores rurais, após meses de incerteza sobre o seu paradeiro. No vídeo, publicado no site do jornal chinês Tianmu …

Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol. "O Benfica …

Novas regras do confinamento entram em vigor esta quarta-feira (mas há exceções nos horários)

As novas medidas de restrição para travar a pandemia de covid-19 em Portugal entraram em vigor às 0h desta quarta-feira no âmbito do estado de emergência em vigor no país.  O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que …

Ratos paraplégicos voltam a caminhar graças a proteína inovadora

Cientistas criaram e injetaram uma proteína no cérebro de ratos paraplégicos. Após um par de semanas, os ratos recuperaram a capacidade de caminhar. Não, não é milagre. Uma equipa de investigadores alemães conseguiu restaurar a capacidade …

Sporting vai apresentar queixa à Ordem dos Médicos do diretor clínico da Unilabs

O presidente do Sporting anunciou, esta terça-feira, a intenção de denunciar à Ordem dos Médicos o comportamento do diretor clínico da Unilabs, devido aos testes à covid-19 que impediram Nuno Mendes e Sporar de defrontar …

Matéria escura? Raios-X ao redor das "Magníficas 7" podem ser rastos de uma misteriosa partícula

Uma equipa de cientistas descobriu que os misteriosos raios-X detetados em estrelas de neutrões próximas podem ser a primeira evidência de axiões, partículas hipotéticas que podem ajudar a desvendar segredos sobre a matéria escura. Existem muitos …