Entrar no Novo Ano com um pezinho de dança. O novo truque dos robôs da Boston Dynamics

Os robôs Atlas e Spot da Boston Dynamics podem fazer muitas coisas: corrida, rotinas de ginástica, parkour, mortais, abrir portas, lavar pratos e ter empregos reais. Porém, o vídeo mais recente da empresa adiciona outro truque impressionante ao seu repertório: dançar.

De acordo com o The Verge, o vídeo mostra toda a linha de robôs da empresa norte-amerticana Boston Dynamics – o humanóide Atlas, o cão-robô Spot e o malabarista Handle a fazer uma rotina de dança vibrante e coordenada ao som de “Do You Love Me”, da banda The Contours.

Não é a primeira vez que Boston Dynamics mostra as habilidades de dança dos seus robôs. A empresa exibiu um vídeo do cão-robô Spot fazendo o Running Man com a música “Uptown Funk” em 2018.

No entanto, o novo vídeo leva as coisas a outro nível, com o robô Atlas a rasgá-lo na pista de dança: correndo suavemente, saltando, arrastando os pés e girando em diferentes movimentos.

Embora o vídeo possa parecer uma imagem gerada por computador (CGI, na sigla em inglês), até o empresário norte-americano Elon Musk, fundador da SpaceX e da Tesla, foi ao Twitter recordar que não o é.

Para já, de acordo com o New Atlas, os robôs Atlas e Handle ainda são apenas protótipos de investigação. Atlas demonstrou uma evolução incrivelmente rápida na última década, de mal ser capaz de andar em 2013, a poder passear pela floresta em 2015, a fazer parkour apenas três anos depois e, finalmente, a tornar-se ginasta acrobático no ano passado.

Handle é o modelo mais prático da empresa. Revelado pela primeira vez em 2017, o robô com rodas parece ser projetado para usos pragmáticos em armazéns.

Em relação a Spot, a Boston Dynamics começou recentemente a vendê-lo a qualquer empresa por 74.500 dólares.

Além de fazer movimentos rápidos de dança, o cão-robô já foi visto a pastorear ovelhas na Nova Zelândia, a ajudar no tratamento de pacientes com covid-19 e a trabalhar numa plataforma de petróleo norueguesa.

A Boston Dynamics foi recentemente comprada pela Hyundai, que comprou a firma de robótica da SoftBank num negócio de 1,1 mil milhões de dólares.

A empresa foi fundada originalmente em 1992 como um spin-off do Massachusetts Institute of Technology, onde se tornou conhecida pelos seus robôs quadrúpedes parecidos com cães. Foi comprado pela divisão X da Alphabet em 2013 e, em seguida, pela Softbank em 2017.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …