Entrar no Novo Ano com um pezinho de dança. O novo truque dos robôs da Boston Dynamics

Os robôs Atlas e Spot da Boston Dynamics podem fazer muitas coisas: corrida, rotinas de ginástica, parkour, mortais, abrir portas, lavar pratos e ter empregos reais. Porém, o vídeo mais recente da empresa adiciona outro truque impressionante ao seu repertório: dançar.

De acordo com o The Verge, o vídeo mostra toda a linha de robôs da empresa norte-amerticana Boston Dynamics – o humanóide Atlas, o cão-robô Spot e o malabarista Handle a fazer uma rotina de dança vibrante e coordenada ao som de “Do You Love Me”, da banda The Contours.

Não é a primeira vez que Boston Dynamics mostra as habilidades de dança dos seus robôs. A empresa exibiu um vídeo do cão-robô Spot fazendo o Running Man com a música “Uptown Funk” em 2018.

No entanto, o novo vídeo leva as coisas a outro nível, com o robô Atlas a rasgá-lo na pista de dança: correndo suavemente, saltando, arrastando os pés e girando em diferentes movimentos.

Embora o vídeo possa parecer uma imagem gerada por computador (CGI, na sigla em inglês), até o empresário norte-americano Elon Musk, fundador da SpaceX e da Tesla, foi ao Twitter recordar que não o é.

Para já, de acordo com o New Atlas, os robôs Atlas e Handle ainda são apenas protótipos de investigação. Atlas demonstrou uma evolução incrivelmente rápida na última década, de mal ser capaz de andar em 2013, a poder passear pela floresta em 2015, a fazer parkour apenas três anos depois e, finalmente, a tornar-se ginasta acrobático no ano passado.

Handle é o modelo mais prático da empresa. Revelado pela primeira vez em 2017, o robô com rodas parece ser projetado para usos pragmáticos em armazéns.

Em relação a Spot, a Boston Dynamics começou recentemente a vendê-lo a qualquer empresa por 74.500 dólares.

Além de fazer movimentos rápidos de dança, o cão-robô já foi visto a pastorear ovelhas na Nova Zelândia, a ajudar no tratamento de pacientes com covid-19 e a trabalhar numa plataforma de petróleo norueguesa.

A Boston Dynamics foi recentemente comprada pela Hyundai, que comprou a firma de robótica da SoftBank num negócio de 1,1 mil milhões de dólares.

A empresa foi fundada originalmente em 1992 como um spin-off do Massachusetts Institute of Technology, onde se tornou conhecida pelos seus robôs quadrúpedes parecidos com cães. Foi comprado pela divisão X da Alphabet em 2013 e, em seguida, pela Softbank em 2017.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …