Os robôs Atlas e Spot da Boston Dynamics podem fazer muitas coisas: corrida, rotinas de ginástica, parkour, mortais, abrir portas, lavar pratos e ter empregos reais. Porém, o vídeo mais recente da empresa adiciona outro truque impressionante ao seu repertório: dançar.
De acordo com o The Verge, o vídeo mostra toda a linha de robôs da empresa norte-amerticana Boston Dynamics – o humanóide Atlas, o cão-robô Spot e o malabarista Handle a fazer uma rotina de dança vibrante e coordenada ao som de “Do You Love Me”, da banda The Contours.
Não é a primeira vez que Boston Dynamics mostra as habilidades de dança dos seus robôs. A empresa exibiu um vídeo do cão-robô Spot fazendo o Running Man com a música “Uptown Funk” em 2018.
No entanto, o novo vídeo leva as coisas a outro nível, com o robô Atlas a rasgá-lo na pista de dança: correndo suavemente, saltando, arrastando os pés e girando em diferentes movimentos.
Embora o vídeo possa parecer uma imagem gerada por computador (CGI, na sigla em inglês), até o empresário norte-americano Elon Musk, fundador da SpaceX e da Tesla, foi ao Twitter recordar que não o é.
Para já, de acordo com o New Atlas, os robôs Atlas e Handle ainda são apenas protótipos de investigação. Atlas demonstrou uma evolução incrivelmente rápida na última década, de mal ser capaz de andar em 2013, a poder passear pela floresta em 2015, a fazer parkour apenas três anos depois e, finalmente, a tornar-se ginasta acrobático no ano passado.
Handle é o modelo mais prático da empresa. Revelado pela primeira vez em 2017, o robô com rodas parece ser projetado para usos pragmáticos em armazéns.
Em relação a Spot, a Boston Dynamics começou recentemente a vendê-lo a qualquer empresa por 74.500 dólares.
Além de fazer movimentos rápidos de dança, o cão-robô já foi visto a pastorear ovelhas na Nova Zelândia, a ajudar no tratamento de pacientes com covid-19 e a trabalhar numa plataforma de petróleo norueguesa.
A Boston Dynamics foi recentemente comprada pela Hyundai, que comprou a firma de robótica da SoftBank num negócio de 1,1 mil milhões de dólares.
A empresa foi fundada originalmente em 1992 como um spin-off do Massachusetts Institute of Technology, onde se tornou conhecida pelos seus robôs quadrúpedes parecidos com cães. Foi comprado pela divisão X da Alphabet em 2013 e, em seguida, pela Softbank em 2017.