Pastorear ovelhas e colher culturas. Spot, o cão-robô, já consegue dar uma mãozinha na agricultura

Spot, o cão-robô criado pela empresa de robótica dos Estados Unidos Boston Dynamics, já consegue ajudar trabalhadores da agricultura, pastoreando rebanhos de ovelhas, inspecionando o rendimento das culturas e aliviando a escassez da mão de obra.

A empresa de robótica da Nova Zelândia Rocos (Robot Operations Platform) uniu-se à Boston Dynamics para investigar a forma como o cão-robô poderá dar uma ajuda nas quintas.

“Os nossos clientes estão a aumentar as suas forças de trabalho humanas para automatizar processos físicos que costumam ser monótonos, sujos ou perigosos”, disse David Inggs, CEO da Rocos, em comunicado.

Além de pastorear ovelhas, Spot também pode colher, inspecionar rendimentos ou criar mapas em tempo real. Ao criar esses mapas, os agricultores poderiam inspecionar as estimativas de rendimento das suas colheitas sem ter de sair.

De acordo com o Engadget, esses recursos são possíveis agora que o Spot é mais ágil, pode andar em terrenos acidentados e pode transportar câmaras infravermelhas e LiDAR. A empresa pretende usar a tecnologia para projetar e editar remotamente missões e colher dados de sensores. Noutras palavras, os utilizadores podem pastorear ovelhas na Nova Zelândia de qualquer lugar do mundo.



A tarefa de operar o cão-robô pode ser cumprida por praticamente qualquer pessoa.

Spot está constantemente a aprender novos truques, conseguindo já, com o seu braço, abrir portas, pegar num copo ou apanhar objetos.

A Boston Dynamics divulgou, livremente, o código de desenvolvimento do cão-robô para que programadores de todo o mundo possam contribuir para o seu aperfeiçoamento e para a criação de novas funcionalidades e aplicações personalizadas, no sentido de responder a diferentes desafios dos mais variados setores.

Desde que a Boston Dynamics colocou o seu cão-robô à venda no ano passado, as pessoas descobriram um grande número de utilizações possíveis, desde inspeção industrial, inspeção remota de objectos potencialmente perigosos no esquadrão anti-bombas da polícia de Massachusetts e até já ajuda no combate ao novo coronavírus num hospital de Boston, nos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …