Pastorear ovelhas e colher culturas. Spot, o cão-robô, já consegue dar uma mãozinha na agricultura

Spot, o cão-robô criado pela empresa de robótica dos Estados Unidos Boston Dynamics, já consegue ajudar trabalhadores da agricultura, pastoreando rebanhos de ovelhas, inspecionando o rendimento das culturas e aliviando a escassez da mão de obra.

A empresa de robótica da Nova Zelândia Rocos (Robot Operations Platform) uniu-se à Boston Dynamics para investigar a forma como o cão-robô poderá dar uma ajuda nas quintas.

“Os nossos clientes estão a aumentar as suas forças de trabalho humanas para automatizar processos físicos que costumam ser monótonos, sujos ou perigosos”, disse David Inggs, CEO da Rocos, em comunicado.

Além de pastorear ovelhas, Spot também pode colher, inspecionar rendimentos ou criar mapas em tempo real. Ao criar esses mapas, os agricultores poderiam inspecionar as estimativas de rendimento das suas colheitas sem ter de sair.

De acordo com o Engadget, esses recursos são possíveis agora que o Spot é mais ágil, pode andar em terrenos acidentados e pode transportar câmaras infravermelhas e LiDAR. A empresa pretende usar a tecnologia para projetar e editar remotamente missões e colher dados de sensores. Noutras palavras, os utilizadores podem pastorear ovelhas na Nova Zelândia de qualquer lugar do mundo.

A tarefa de operar o cão-robô pode ser cumprida por praticamente qualquer pessoa.

Spot está constantemente a aprender novos truques, conseguindo já, com o seu braço, abrir portas, pegar num copo ou apanhar objetos.

A Boston Dynamics divulgou, livremente, o código de desenvolvimento do cão-robô para que programadores de todo o mundo possam contribuir para o seu aperfeiçoamento e para a criação de novas funcionalidades e aplicações personalizadas, no sentido de responder a diferentes desafios dos mais variados setores.

Desde que a Boston Dynamics colocou o seu cão-robô à venda no ano passado, as pessoas descobriram um grande número de utilizações possíveis, desde inspeção industrial, inspeção remota de objectos potencialmente perigosos no esquadrão anti-bombas da polícia de Massachusetts e até já ajuda no combate ao novo coronavírus num hospital de Boston, nos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal europeu condena Portugal a indemnizar recluso por falta de internamento psiquiátrico

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso por ter cumprido pena de prisão sem internamento psiquiátrico a que tinha sido condenado. A …

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …