Pastorear ovelhas e colher culturas. Spot, o cão-robô, já consegue dar uma mãozinha na agricultura

Spot, o cão-robô criado pela empresa de robótica dos Estados Unidos Boston Dynamics, já consegue ajudar trabalhadores da agricultura, pastoreando rebanhos de ovelhas, inspecionando o rendimento das culturas e aliviando a escassez da mão de obra.

A empresa de robótica da Nova Zelândia Rocos (Robot Operations Platform) uniu-se à Boston Dynamics para investigar a forma como o cão-robô poderá dar uma ajuda nas quintas.

“Os nossos clientes estão a aumentar as suas forças de trabalho humanas para automatizar processos físicos que costumam ser monótonos, sujos ou perigosos”, disse David Inggs, CEO da Rocos, em comunicado.

Além de pastorear ovelhas, Spot também pode colher, inspecionar rendimentos ou criar mapas em tempo real. Ao criar esses mapas, os agricultores poderiam inspecionar as estimativas de rendimento das suas colheitas sem ter de sair.

De acordo com o Engadget, esses recursos são possíveis agora que o Spot é mais ágil, pode andar em terrenos acidentados e pode transportar câmaras infravermelhas e LiDAR. A empresa pretende usar a tecnologia para projetar e editar remotamente missões e colher dados de sensores. Noutras palavras, os utilizadores podem pastorear ovelhas na Nova Zelândia de qualquer lugar do mundo.

A tarefa de operar o cão-robô pode ser cumprida por praticamente qualquer pessoa.

Spot está constantemente a aprender novos truques, conseguindo já, com o seu braço, abrir portas, pegar num copo ou apanhar objetos.

A Boston Dynamics divulgou, livremente, o código de desenvolvimento do cão-robô para que programadores de todo o mundo possam contribuir para o seu aperfeiçoamento e para a criação de novas funcionalidades e aplicações personalizadas, no sentido de responder a diferentes desafios dos mais variados setores.

Desde que a Boston Dynamics colocou o seu cão-robô à venda no ano passado, as pessoas descobriram um grande número de utilizações possíveis, desde inspeção industrial, inspeção remota de objectos potencialmente perigosos no esquadrão anti-bombas da polícia de Massachusetts e até já ajuda no combate ao novo coronavírus num hospital de Boston, nos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Netflix vai cancelar automaticamente contas inativas

A Netflix decidiu cancelar, de forma automática, todas as contas de clientes inativos há mais de um ano. A decisão foi exposta num comunicado publicado esta quinta-feira pela multinacional. De forma a concretizar esta resolução, a …

Engenheiros imprimiram o núcleo de um reator nuclear numa impressora 3D

Uma equipa de engenheiros e físicos nucleares tem um plano fora do comum para revolucionar o setor de energia nuclear: imprimir em 3D um reator funcional. Desenvolver uma nova peça para um reator nuclear é um …

Estão a surgir algas na Antártida devido às alterações climáticas

As chamadas "algas da neve" já são conhecidas há algumas décadas no Ártico, mas não se sabia muito bem qual era a sua distribuição na Antártida. Por isso, como explica ao site New Scientist Andrew Gray, investigador …

Pegadas pré-históricas pintam um raro retrato do comportamento de humanos em grupo

Centenas de pegadas pré-históricas encontradas na Tanzânia pintam um raro retrato do comportamento de humanos antigos em grupo. As pegadas ficaram gravadas no solo pelas cinzas vulcânicas. Quando se trata de reconstruir como é que as …

Há uma praia escondida no meio do Pacífico (e só se pode lá chegar através de um túnel)

A Praia Escondida, também conhecida como Praia do Amor, está localizada nas Ilhas Marietas, no Pacífico, no interior de uma formação rochosa de origem natural, que a torna num verdadeiro espetáculo da natureza. O arquipélago mexicano …

Lyndsay não sabia quem era Elon Musk (até receber chamadas e mensagens para ele)

Lyndsay Tucker, consultora de cuidados da pele de 25 anos, não sabia quem era Elon Musk até há alguns anos, quando começou a receber chamadas e mensagens no seu telemóvel destinadas ao famoso empresário norte-americano. De …

"De cabeça erguida" em tribunal, Netanyahu considera "ridículas" acusações contra ele

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse este domingo apresentar-se "de cabeça erguida", no início do seu julgamento por corrupção, em Jerusalém, considerando "ridículas" as acusações feitas pelos promotores públicos. "Apresento-me de costas e de cabeça erguidas", …

Startup japonesa quer substituir astronautas por robôs

Enviar uma pessoa para o Espaço é extremamente arriscado. Consciente disso, uma startup japonesa quer enviar robôs humanóides em vez de astronautas. E se robôs humanóides fossem enviados para o Espaço no lugar dos astronautas? Segundo …

"Emoções voltam aos solavancos". Príncipe William fala de traumas (e da mãe) em documentário da BBC

Num novo documentário da emissora britânica BBC, o príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono, falou sobre os traumas do seu passado, incluindo sobre a morte da sua mãe, a princesa Diana. Em declarações …

Homem invade museu na Austrália para tirar selfies com dinossauros

Talvez numa tentativa de quebrar a rotina da quarentena, um alemão de 25 anos a estudar na Austrália decidiu invadir o Museu Australiano, em Sidney, durante a noite para tirar fotografias com os dinossauros. O relógio …