O Spot é o novo fiel amigo do futuro. Cão-robô já está à venda e está a ser testado pela polícia

A empresa norte-americana Boston Dynamics está decidida a fazer de 2020 o grande ano de afirmação do cão-robô Spot, uma pataforma robótica quadrúpede que promete ter muitas aplicações, da indústria à polícia, passando pela área doméstica e de lazer.

A Boston Dynamics ofereceu, recentemente, este cão-robô ao apresentador e designer Adam Savage, o rosto do canal do YouTube “Tested”, numa acção de marketing que pretende dar grande visibilidade ao andróide que inclui software e acessórios de hardware, como um braço que permite abrir portas, pegar num copo ou apanhar objectos.

Adam Savage e a sua equipa já começaram a testar o robô, algo que vão continuar a fazer ao longo do ano, contribuindo, assim, para melhorar o software da Boston Dynamics e para o divulgar. No canal “Tested”, Savage já começou a revelar imagens dos testes que têm sido feitos, nomeadamente um vídeo onde Spot ultrapassa diversos obstáculos, como um amontoado de pedras e escadas.

Entretanto, a Boston Dynamics divulgou, livremente, o código de desenvolvimento do cão-robô para que programadores de todo o mundo possam contribuir para o seu aperfeiçoamento e para a criação de novas funcionalidades e aplicações personalizadas, no sentido de responder a diferentes desafios dos mais variados sectores.

Passos que visam impulsionar “uma nova fase de crescimento” do produto, como afirma o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócio da Boston Dynamics, Michael Perry, citado pela imprensa norte-americana.

Actualmente, há apenas 100 unidades a serem utilizadas nos EUA e pelo mundo fora, de acordo com dados do The Verge. O Spot está a ser testado em várias funções, incluindo na inspecção industrial e até pela polícia de Massachusetts, nos EUA. O esquadrão anti-bombas estará a avaliar as suas capacidades como eventual agente contra o crime, nomeadamente na inspecção remota de objectos potencialmente perigosos.

A situação já chamou a atenção da União Americana das Liberdades Civis (ACLU) que está preocupada com a forma como as autoridades podem vir a usar o cão-robô. Michael Perry já afastou a possibilidade de Spot vir a ser usado como uma arma.

“Parte do nosso processo de avaliação inicial com os clientes é garantir que estamos na mesma página quanto ao uso do robô. Portanto, somos muito claros com os nossos clientes sobre não querermos que o robô seja usado de uma maneira que possa prejudicar fisicamente alguém”, destaca o responsável da Boston Dynamics.

Entretanto, a empresa anunciou também a sua primeira conferência de desenvolvimento do Spot em Boston, intitulada “Actuate”, entre 12 e 13 de Maio deste ano, onde pretende mostrar os avanços do cão-robô com demonstrações, apresentações de clientes e workshops.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Mini cérebros" criados em laboratório sugerem mutação que revolucionou a mente humana

A mudança de uma única letra no nosso código genético pode ter desencadeado um novo nível de função cerebral em humanos modernos, sugere um novo estudo. Como é que nós, humanos, nos tornamos o que somos …

6% da população já recebeu uma dose da vacina. 3% tem a vacinação completa

Portugal já vacinou 603.486 pessoas com a primeira dose da vacina contra a covid-19, com 168.798 a serem vacinadas na última semana, das quais 265.281 pessoas já têm a vacinação completa, informou o Ministério da …

Costa avisa: "A ideia de que as tragédias não se repetem é uma ideia falsa"

O primeiro-ministro fez, esta terça-feira, um veemente apelo à manutenção da disciplina individual para a contenção da covid-19, dizendo que Portugal não pode esquecer o que aconteceu no mês de janeiro. "Apelo ao sentido cívico de …

Marta Temido admite professores e funcionários prioritários na vacinação

A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu esta terça-feira que "está a ser analisada" a possibilidade de vacinar os professores e funcionários de escolas no arranque do desconfinamento.  Esta terça-feira à noite, numa entrevista à SIC, …

Explosão em centro de testes nos Países Baixos. Polícia suspeita que tenha sido "intencional"

O centro regional de testes do conselho de saúde em Bovenkarspel, nos Países Baixos, foi atingido por uma explosão na manhã desta quarta-feira. De acordo com os media locais, que citam a polícia holandesa, a explosão …

A maior parte da vida na Terra vai desaparecer por falta de oxigénio em mil milhões de anos

A previsão dos cientistas é catastrófica: dentro de mil milhões de anos, a atmosfera da Terra vai ter pouquíssimo oxigénio, tornando inabitável a vida aeróbica complexa. No início da história da Terra, os níveis de oxigénio …

Rio faz depender desconfinamento de indicadores (e não da data). Mas plano "já podia e já devia" existir

O presidente do PSD, Rui Rio, voltou esta terça-feira a fazer depender o desconfinamento do país de indicadores a definir pelos cientistas, "independentemente de ser Páscoa ou não, de ser em março ou em abril". No …

Comissão de inquérito ao Novo Banco. Carlos Costa está incontactável

As audições da comissão de inquérito ao Novo Banco arrancam em 10 de março, uma primeira ronda na qual os deputados querem ouvir o antigo governador do Banco de Portugal Carlos Costa, que o Parlamento …

Computador quântico resolve problema 3 milhões de vezes mais rápido do que um computador clássico

Uma equipa de cientistas da empresa de computação quântica D-Wave demonstrou que consegue simular alguns materiais até três milhões de vezes mais rápido do que com os métodos clássicos. Os cientistas, com a ajuda de investigadores …

Afinal, não foram buracos negros. Há uma alternativa exótica para o "tsunami" de ondas gravitacionais

No ano passado, cientistas detetaram ondas gravitacionais do que parecia ser a colisão de buracos negros mais massiva alguma vez registada. Agora, uma equipa internacional de astrofísicos propôs uma teoria alternativa. Uma equipa internacional de investigadores …