O Spot é o novo fiel amigo do futuro. Cão-robô já está à venda e está a ser testado pela polícia

A empresa norte-americana Boston Dynamics está decidida a fazer de 2020 o grande ano de afirmação do cão-robô Spot, uma pataforma robótica quadrúpede que promete ter muitas aplicações, da indústria à polícia, passando pela área doméstica e de lazer.

A Boston Dynamics ofereceu, recentemente, este cão-robô ao apresentador e designer Adam Savage, o rosto do canal do YouTube “Tested”, numa acção de marketing que pretende dar grande visibilidade ao andróide que inclui software e acessórios de hardware, como um braço que permite abrir portas, pegar num copo ou apanhar objectos.

Adam Savage e a sua equipa já começaram a testar o robô, algo que vão continuar a fazer ao longo do ano, contribuindo, assim, para melhorar o software da Boston Dynamics e para o divulgar. No canal “Tested”, Savage já começou a revelar imagens dos testes que têm sido feitos, nomeadamente um vídeo onde Spot ultrapassa diversos obstáculos, como um amontoado de pedras e escadas.

Entretanto, a Boston Dynamics divulgou, livremente, o código de desenvolvimento do cão-robô para que programadores de todo o mundo possam contribuir para o seu aperfeiçoamento e para a criação de novas funcionalidades e aplicações personalizadas, no sentido de responder a diferentes desafios dos mais variados sectores.

Passos que visam impulsionar “uma nova fase de crescimento” do produto, como afirma o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócio da Boston Dynamics, Michael Perry, citado pela imprensa norte-americana.

Actualmente, há apenas 100 unidades a serem utilizadas nos EUA e pelo mundo fora, de acordo com dados do The Verge. O Spot está a ser testado em várias funções, incluindo na inspecção industrial e até pela polícia de Massachusetts, nos EUA. O esquadrão anti-bombas estará a avaliar as suas capacidades como eventual agente contra o crime, nomeadamente na inspecção remota de objectos potencialmente perigosos.

A situação já chamou a atenção da União Americana das Liberdades Civis (ACLU) que está preocupada com a forma como as autoridades podem vir a usar o cão-robô. Michael Perry já afastou a possibilidade de Spot vir a ser usado como uma arma.

“Parte do nosso processo de avaliação inicial com os clientes é garantir que estamos na mesma página quanto ao uso do robô. Portanto, somos muito claros com os nossos clientes sobre não querermos que o robô seja usado de uma maneira que possa prejudicar fisicamente alguém”, destaca o responsável da Boston Dynamics.

Entretanto, a empresa anunciou também a sua primeira conferência de desenvolvimento do Spot em Boston, intitulada “Actuate”, entre 12 e 13 de Maio deste ano, onde pretende mostrar os avanços do cão-robô com demonstrações, apresentações de clientes e workshops.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …