O Spot é o novo fiel amigo do futuro. Cão-robô já está à venda e está a ser testado pela polícia

A empresa norte-americana Boston Dynamics está decidida a fazer de 2020 o grande ano de afirmação do cão-robô Spot, uma pataforma robótica quadrúpede que promete ter muitas aplicações, da indústria à polícia, passando pela área doméstica e de lazer.

A Boston Dynamics ofereceu, recentemente, este cão-robô ao apresentador e designer Adam Savage, o rosto do canal do YouTube “Tested”, numa acção de marketing que pretende dar grande visibilidade ao andróide que inclui software e acessórios de hardware, como um braço que permite abrir portas, pegar num copo ou apanhar objectos.

Adam Savage e a sua equipa já começaram a testar o robô, algo que vão continuar a fazer ao longo do ano, contribuindo, assim, para melhorar o software da Boston Dynamics e para o divulgar. No canal “Tested”, Savage já começou a revelar imagens dos testes que têm sido feitos, nomeadamente um vídeo onde Spot ultrapassa diversos obstáculos, como um amontoado de pedras e escadas.

Entretanto, a Boston Dynamics divulgou, livremente, o código de desenvolvimento do cão-robô para que programadores de todo o mundo possam contribuir para o seu aperfeiçoamento e para a criação de novas funcionalidades e aplicações personalizadas, no sentido de responder a diferentes desafios dos mais variados sectores.

Passos que visam impulsionar “uma nova fase de crescimento” do produto, como afirma o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócio da Boston Dynamics, Michael Perry, citado pela imprensa norte-americana.

Actualmente, há apenas 100 unidades a serem utilizadas nos EUA e pelo mundo fora, de acordo com dados do The Verge. O Spot está a ser testado em várias funções, incluindo na inspecção industrial e até pela polícia de Massachusetts, nos EUA. O esquadrão anti-bombas estará a avaliar as suas capacidades como eventual agente contra o crime, nomeadamente na inspecção remota de objectos potencialmente perigosos.

A situação já chamou a atenção da União Americana das Liberdades Civis (ACLU) que está preocupada com a forma como as autoridades podem vir a usar o cão-robô. Michael Perry já afastou a possibilidade de Spot vir a ser usado como uma arma.

“Parte do nosso processo de avaliação inicial com os clientes é garantir que estamos na mesma página quanto ao uso do robô. Portanto, somos muito claros com os nossos clientes sobre não querermos que o robô seja usado de uma maneira que possa prejudicar fisicamente alguém”, destaca o responsável da Boston Dynamics.

Entretanto, a empresa anunciou também a sua primeira conferência de desenvolvimento do Spot em Boston, intitulada “Actuate”, entre 12 e 13 de Maio deste ano, onde pretende mostrar os avanços do cão-robô com demonstrações, apresentações de clientes e workshops.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha redução dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …

Administração Biden vai reativar programa anti-imigração de Trump

A Administração Biden anunciou, esta sexta-feira, que vai reativar a política anti-imigração nas fronteiras da era Trump, que forçou milhares de requerentes de asilo a aguardarem a conclusão dos seus processos no México, muitas vezes …

José Sena Goulão / Lusa

"Rangel fez o roteiro da carne assada" (e Rio pode não sobreviver à "golpada")

Rui Rio ainda não desfez o tabu sobre a sua recandidatura, ou não, à presidência do PSD, mas está pressionado a tomar uma decisão. No seio do partido, e mesmo entre os seus apoiantes, só …

Bolsonaro será acusado de 11 crimes na gestão da pandemia, entre os quais homicídio

O senador Renan Calheiros, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a gestão da pandemia, anunciou que Jair Bolsonaro deverá ser indiciado de 11 crimes, entre os quais o de homicídio. O relator da …