A comunicação dos bebés é um código de linguagem universal

O palrar dos bebés — a conversa sem sentido estes mantêm antes de aprender a falar — parece ser quase universal em todo o mundo, de acordo com um novo estudo.

Como tal, se em algum momento se achar ridículo a comunicar com o seu filho, fique a saber que haverá milhões de outros pais nesta situação.

Publicado na revista Nature Human Behaviour, o estudo analisou mais de 1.600 gravações de mais de 400 pessoas de 21 sociedades diferentes em todo o mundo, tornando-o o estudo mais abrangente do seu género. A pesquisa incluiu 18 línguas distintas, incluindo seis continentes, tendo descoberto que quando interagem com bebés, as pessoas mudam a forma como falam de uma forma que é quase universal entre culturas.

Desde cidades urbanas muito povoadas, como Pequim, a comunidades de caçadores-colectores rurais na Tanzânia, pode observar-se o “parentese” — como é mais formalmente conhecido o “baby talk” . “Em todos os locais, as pessoas usam uma voz mais elevada quando falam com bebés do que quando falam com adultos”, aponta Samuel Mehr, autor sénior da investigação, numa declaração.

“Mas a diferença no tom é muito maior em algumas sociedades do que noutras — algumas das maiores diferenças estavam no inglês da Nova Zelândia, enquanto outras línguas, como Hadza na Tanzânia, tiveram efeitos menores“.

Para além de utilizar um tom mais alto e mais variável, as consistências globais em parentês incluem a utilização de uma voz musical, o canto com um timbre mais puro, e a mudança de ritmo. No total, a conversa de bebé difere da conversa de adulto em 11 formas, um modelo de aprendizagem por máquina encontrado. Havia variabilidade entre culturas, de acordo com as descobertas, mas isto poderia ainda apontar para uma possível função da conversa de bebé e do canto do bebé no desenvolvimento infantil e na ligação entre pais e filhos.

“O nosso estudo proporciona o teste mais fiável até à data sobre se existem regularidades acústicas nas vocalizações infantis entre culturas”, disse Courtney Hilton, co-autora do primeiro artigo, ao The Harvard Gazette.

“É também realmente o primeiro [estudo] a abordar esta questão de forma convincente tanto no discurso como na canção simultaneamente. As consistências em características vocais oferecem uma pista para uma ligação entre práticas de cuidados infantis e aspetos distintivos da nossa psicologia humana relacionados com a música e a socialidade”.

As pesquisas anteriores sugeriram que os bebés podem ser acalmados pelos sons das conversas ou canções de embalar dos bebés, independentemente da língua em que estão.

No novo estudo, os investigadores recrutaram 51.065 pessoas de 187 países, que falavam 199 línguas diferentes. O seu objectivo era determinar se as diferenças entre a conversa de bebés e a de adultos eram também óbvias para o público.

Quando perguntados se uma peça de discurso ou uma canção era dirigida a um adulto ou a um bebé, os participantes adivinharam corretamente na maioria dos casos, independentemente da sua língua ou cultura nativa.

“Embora haja variabilidade e influência cultural em [conversa de bebé], parece haver alguns preconceitos comuns provavelmente enraizados na nossa biologia”, disse Hilton no Twitter, resumindo as principais conclusões do estudo.

“Especulamos isto como algo que evoluiu a partir de sistemas de sinalização de emoções vocais partilhadas com outros animais e ligadas de formas importantes aos contextos sociais e exclusivamente prolongados do desenvolvimento infantil humano”, continuou Hilton.

“As formas como utilizamos estas vocalizações para comunicar em contexto social e emocionalmente com as crianças, e regular as suas emoções, é também um contraste conspícuo com as formas centrais que nós, como adultos, experimentamos e utilizamos a música: como um sinal emocional e socialmente potente que desempenha várias funções nas nossas vidas“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.