O Governo francês anunciou um novo projeto que tem como objetivo a construção de mil quilómetros de estradas com painéis de energia solar.
O projeto visa a criação de mil quilómetros de estrada capazes de gerar energia para abastecer cinco milhões de habitantes num prazo de cinco anos.
A confirmação foi dada pelo Governo francês que está neste momento a trabalhar em conjunto com a Colas e o INES (Instituto Nacional de Energia Solar francês).
Com este projeto, os habitantes vão ter a oportunidade de receber energia limpa, reaproveitando as estradas já existentes.
A ideia é instalar células voltaicas resistentes sobre a pavimentação das estradas, de forma a sustentar os veículos e absorver a radiação solar para gerar eletricidade.
A Colas promete que as estes painéis são resistentes às várias condições meteorológicas, desde calor intenso até a chuva e queda de neve.
Denominado de Wattway, o projeto não requer a remoção de nenhuma parte das estradas, um fator que nem sempre acontece com alguns projetos deste género.
Além de serem muito mais finos do que outros painéis – 7 mm de espessura, estes são bastante aderentes aos pneus dos veículos que utilizarem essas vias.
Esta é uma boa notícia para o ambiente mas também porque será um projeto que pretende deixar as estradas mais inteligentes, isto é, com luzes e avisos de sinalização mais eficientes.