França vai ter mil quilómetros de estradas com painéis solares

O Governo francês anunciou um novo projeto que tem como objetivo a construção de mil quilómetros de estradas com painéis de energia solar.

O projeto visa a criação de mil quilómetros de estrada capazes de gerar energia para abastecer cinco milhões de habitantes num prazo de cinco anos.

A confirmação foi dada pelo Governo francês que está neste momento a trabalhar em conjunto com a Colas e o INES (Instituto Nacional de Energia Solar francês).

Com este projeto, os habitantes vão ter a oportunidade de receber energia limpa, reaproveitando as estradas já existentes.

A ideia é instalar células voltaicas resistentes sobre a pavimentação das estradas, de forma a sustentar os veículos e absorver a radiação solar para gerar eletricidade.

A Colas promete que as estes painéis são resistentes às várias condições meteorológicas, desde calor intenso até a chuva e queda de neve.

Denominado de Wattway, o projeto não requer a remoção de nenhuma parte das estradas, um fator que nem sempre acontece com alguns projetos deste género.

Além de serem muito mais finos do que outros painéis – 7 mm de espessura, estes são bastante aderentes aos pneus dos veículos que utilizarem essas vias.

Esta é uma boa notícia para o ambiente mas também porque será um projeto que pretende deixar as estradas mais inteligentes, isto é, com luzes e avisos de sinalização mais eficientes.

CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …

Escolas devem reabrir normalmente. Governo preparado para decisões diferentes

As escolas devem reabrir em situação de normalidade e só uma evolução negativa da pandemia levará a decisões contrárias, de maior ou menor alcance, que o Governo disse esta quinta-feira estar preparado para tomar. Na conferência …