/

Cândido Ferreira levanta dúvidas sobre licenciatura de Sampaio da Nóvoa

20

Universidade de Lisboa

António Sampaio da Nóvoa

Numa carta aberta dirigida a Sampaio da Nóvoa, Cândido Ferreira afirma que não é claro que o antigo reitor da Universidade da Lisboa tenha concluído alguma licenciatura em Portugal, assim como também não é clara a forma como subiu na hierarquia da Universidade de Lisboa.

O candidato presidencial Cândido Ferreira desafiou o seu adversário a esclarecer o seu percurso académico, nomeadamente a forma como obteve a sua licenciatura.

Na “Nova carta aberta a Sampaio da Nóvoa“, o antigo líder da distrital socialista de Leiria explica que o curso frequentado por Sampaio da Nóvoa na Escola Superior de Teatro e Cinema, nos anos 70, não é equiparado a uma licenciatura.

Falando na Universidade de Aveiro, onde hoje foi recebido pelo reitor Manuel Assunção, Cândido Ferreira disse não estar a fazer acusações, mas sim a manifestar dúvidas a que o candidato Sampaio da Nóvoa deve responder para que “não fique a suspeita de qualquer mácula sobre o seu currículo académico”.

“Faço perguntas, baseado em rumores que têm vindo a surgir desde há dois meses, que não foram respondidos, e perante as dúvidas que suscita o livro que o próprio candidato assinou”, declarou referindo-se à autobiografia de Sampaio da Nóvoa intitulada “Política de Vida”.

Cândido Ferreira alega que o curso “Formação de Professores de Educação pela Arte”, que Nóvoa terá frequentado na Escola Superior de Teatro e Cinema, “não confere licenciatura” e que o certificado obtido “apenas o credenciou enquanto professor primário”.

Também há a questão da “conclusão ou não conclusão do curso e como é que alguém que saiu daqui aparentemente sem um curso de repente aparece a tirar um curso superior” na Suíça.

Pergunta ainda como é que, “aparentemente sem qualquer outra licenciatura, terá conseguido obter as equivalências na Suíça, que lhe permitiram frequentar um curso pós-graduado e ascender na carreira universitária”, sendo que “terá tido acesso à cátedra, sem que a sua tese estivesse reconhecida por qualquer universidade”.

“Pode ter havido alguma equivalência, mas era conveniente que tudo isso fosse explicado, para evitar que fique a suspeita de qualquer mácula sobre o currículo académico desse candidato”, disse Cândido Ferreira aos jornalistas.

Cândido Ferreira considera ainda que precisa de ser esclarecida uma frase que de Sampaio da Nóvoa numa entrevista ao Jornal de Negócios, em 2010.

Segundo o antigo dirigente socialista, o seu adversário nestas eleições terá dito na altura que tinha chegado a vice-reitor “sem nunca ter entrado no prédio”.

Nóvoa fala em acusações “absurdas”

António Sampaio da Nóvoa escusou-se a comentar as dúvidas lançadas por Cândido Ferreira sobre o seu percurso académico, definindo-as como “absurdas”.

“Já me disseram que todos os dias tem havido uma acusação diferente, dia após dia tem havido uma acusação diferente”, disse o candidato, citado pela RR.

“Não vou responder a nenhuma dessas acusações. São acusações tão absurdas que não faz nenhum sentido responder”, concluiu.

ZAP

20 Comments

  1. Não digam isso do Magnifico Reitor. Neste pais que prima pelo rigor na atribuição de títulos académicos so pode ser mentira……..Alias se foi estudar na Suiça so pode ser muito inteligente, tipo chico esperto, como o seu amigo secreto Costa. Daqueles que apenas foi para a Suiça estudar para hoje nos poder servir desinteressadamente. So pode ser mentira.

    • Não consigo ver a necessidade de qualquer curso em Portugal para o que quer que seja, quando a Universidade de Coimbra atribui um pomposo Honoris Causa a um presidente ignorante como o do Brasil – LULA –

  2. Nóvoa escreveu que tinha uma licenciatura em teatro por equiparação. E temos um problema grave se ele não provar o que afirmou. Porque o curso não era conferente sequer de graus.

  3. Pois de facto nós precisamos mesmo de saber se o senhor da Nóvoa afinal será pessoa séria como afirma aos quatro ventos ou se será mais um artista a pretender fazer desta campanha eleitoral uma peça de teatro,terá que se ocupar menos em caluniar Marcelo e esclarecer-nos para que não fiquem dúvidas se estamos perante pessoa séria ou mais um artista de doutoramento ao fim-de-semana ou mesmo falta dele.

  4. acho que deveriam pedir esclarecimentos ao proprio,porque por este andar isto é uma desgraça, ninguem tem formação academica,e não conseguem provar que teem condições…

  5. Roupa suja roupa suja, o que interessa se é ou não académico é por essas e por outras que estamos na merda, por mim até podia ser o calceteiro ou o varredor de ruas desde que demonstrasse a este Pais o que é bem governar.
    O Povo continua a ser o mais inculto pois vota em qualquer um desde que seja do partido a que supostamente pertence ou em quem supostamente vota a anos, seja primeiro o partido depois a pessoa.

  6. Interessa saber se mente ou não quando afirma que é licenciado em teatro (por equiparação). Nem mais. Quem mente uma vez mente várias.

  7. João só podes ser limitado intelectualmente. Também para mim estou me pouco importando se ele é licenciado ou não, mas o que está em cima da mesa não é a sua licenciatura mas sim se é uma pessoa séria ou não. Ora se forjou a licenciatura, mentiu, é porque não é uma pessoa séria, e se não é uma pessoa séria achas que merece dirigir o pais? enfim…

  8. Qual é a dúvida?!
    Neste país para ser PM ou PR, não precisa ser competente, nem ter robustez, basta um cartão do partido!..
    Para que raio servem as licenciaturas?!
    Então os licenciados não fugiram (e continuam…) em debandada para o estrangeiro?!
    Então alguém com capacidade, abnegação e amor pela pátria tem de fazer o sacrifício de gerir esta terra de espertalhões.
    Elementar meus caros nabos.
    Nesta terreola, a exigência restringe-se ao domínio privado pq a res publica é um regabofe interminável.

  9. Então sacrificavam o Miguel Relvas que não era licenciado, e o Sócrates por ter um cursinho e este chega a reitor.
    Qualquer cidadão pode ser “presidente ” mas pelo menos deve ter um mínimo de decência e atira-se ao Marcelo, que pelo menos é professor Universitário.
    Mas com a gíria isto já chegou calçada Portuguesa que é que se pode esperar mais, talvez o cidadão tenha jeito para “presidente “

  10. O candidato mais rico (em termos financeiros), Cândido Ferreira, à Presidencia da República, entretem-se com fait-divers em vez de explicar o seu projecto na presidência do País, primeiro abandonou um programa de debate, em directo, na TV, agora vem com mais um boca sobre Sampaio da Nóvoa, própria de quem anda nisto, não para servir uma causa mas para coscuvilhar a vida privada dos candidatos adversários. Se o Cândido Ferreira não sabe, todos os candidatos estão conforme os requisitos constitucionais além disso, ser ou não ser licenciado, não é condição necessária e suficiente para ser um bom presidente. Sampaio da Nóvoa, não tem prática partidária e por isso, está em vantagem em relação aos demais, é a única candidatura independente dos partidos.

  11. Anos 70? Antes ou depois de Abril de 74? Tempos houve em que se “abocanhava” uma reforma choruda por se ter “trabalhado” poucos meses na RDP. Quanto a licenciaturas não será a deste também por equivalencias ou tirada ao domingo? Quanto à carreira nada me surpreende, basta ser de uma determinada “cor”. Não estou a acusar nada mas gostava que ficasse tudo bem esclarecido. Pouco importa, porque este vai ser presidente como eu vou ser…!

  12. Não me digam que o “USUCAPIÃO” também chegou às licenciaturas , a ser verdade tenho que admitir que uma mentira ou enganar o próximo dita ou feita várias vezes passa a ser verdade. Já se sabia que alguns passaram a sargentos e a capitães, etc, sem saber ler nem escrever, se for verdade isto do Sr. Reitor que pode não sê-lo, agora entendo o porquê de muita da esquerda não querer exames nos primeiros anos de escola, mais tarde não têm bases e depois são eng. , dr.s e afins sem estarem minimamente “aprovados” para tal. Viva o Chicoespertismo Português. Mas se têm o Curso de Teatro e Cinema é suficiente para desempenhar as funções de PR deste país, não são é suficientes para ser Reitor. mas se calhar ainda vamos ver que conseguiu o curso ao fim de semana e aulas privativas (só para alguns), também forjar a informação não deve ser dificíl pois os potenciasis professores ou estão reformados ou noutro mundo ( paz às suas almas). Viva Portugal

  13. Tanta polémica e tanta confusão!. O Sr. Cândido Ferreira realça uma suspeita e conclui com um erro grave. Alguma vez, em Portugal, um qualquer curso frequentado ou concluído na Escola Superior de Teatro e Cinema poderia servir para dar equivalência ao curso de “Professor Primário”, como refere o candidato, Sr. Cândido ?! Que eu saiba, desde há largas décadas, em Portugal, só as antigas Escolas do Magistério e as actuais Escolas Superiores de Educação formaram/ formam professores para o então chamado Ensino Primário, actual 1º Ciclo do Ensino Básico.

  14. O senhor Nóvoa parece estar a escusar-se a esclarecer este caso que parece ser grave , como anda entretido na calúnia ao senhor Marcelo e Maria de Belém talvez lhe falte tempo para tal mas a verdade é que vai ficando cada vez mais suspeito e dando provas de incompatibilidade com o cargo a que se propõe.

  15. Se for verdade…atenção se for verdade é mais um com licenciatura duvidosa…já estou a ver que estes safam-se e outros como eu com mestrado feito sem duvidas….não arranjo nada de jeito…é por isso que este país está como está..

    • Este tipo de exigências faz-me lembrar a daqueles jornalistas que exigiam que o Futebol Clube do Porto e/ou o Sérgio Conceição desmentissem, antes do Jogo FCP vs Vitória de Guimarães, que o Sérgio seria o novo treinador do FCP! Há que desmentir os “não” factos?!
      Quem está, politicamente interessado em desmentidos de Sampaio da Nóvoa sobre o seu percurso académico, pode procurar na Wikipédia ou, melhor ainda, investigar, como muitas vezes fazem, junto das respectivas faculdades/universidades. Ainda há dias o respeitado professor Albano Estrela tecia comentários sobre a licenciatura de Nóvoa, considerando que tudo está correcto. Porque não divulgam, de modo mais premente tais notícias? Interessa mais o simples levantar de dúvidas! Era o que faltava que um qualquer mal humorado se lembrasse de exigir que o Prof. Marcelo também comprovasse a sua licenciatura!

  16. A maioria dos que aí andam,e scandalizados, a perorar contra a licenciatura do Nóvoa, andavam a defender a licenciatura do Relvas. Poupem-me!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.