A Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) nomeou em agosto 40 dirigentes dos conselhos clínicos dos agrupamentos de centros de saúde (ACES), a maior parte dos quais já estava em funções há dois ou três anos.
O Diário de Notícias noticia que o atraso da publicação destas nomeações em Diário da República é tão grande que há uma dirigente que já faleceu e vários que já não estão em funções ou foram afastados.
As 20 deliberações e despachos que nomeiam vários dirigentes dos conselhos clínicos dos ACES foram publicadas nos dias 19, 20 e 21 de agosto, tendo sido nomeados presidentes e vogais dos conselhos clínicos e de saúde, as unidades que garantem a qualidade e monitorizam os cuidados de saúde nas suas regiões.
A ARSN negou ao jornal que haja ilegalidades, mas admitiu que procedeu a uma “regularização” do processo que, segundo o Sindicato dos Médicos do Norte, coloca pessoas em posições incompatíveis com os cargos atuais.
A confusão surge porque, apesar de terem sido publicadas em agosto, os efeitos das deliberações remontam à data em que foram tomadas.
ZAP