As marcas estão a ter cada vez mais a preocupação de aproximar as campanhas das mulheres reais. A Panache, marca de lingerie britânica, é um desses exemplos, ao ter lançado a “Modelled by role models”, protagonizada por personalidades de diferentes áreas com medidas mais reais, e tem sido um sucesso em todo o mundo.
O objetivo da Panache, famosa por criar modelos de alta tecnologia e que suportam seios maiores com mais segurança, é tentar fazer com que um maior número de mulheres aceitem os seus corpos como eles são.
“Queremos celebrar a beleza dos corpos das mulheres, bem como a maravilha do seu sucesso, defendendo a próxima geração de modelos femininos e na esperança de inspirar os outros”, refere a marca no seu site.
Esta é mais uma iniciativa a questionar os padrões de beleza da nossa sociedade, depois de diversos casos recentes, quer de marcas que optam por apresentar padrões alternativos de beleza, quer de campanhas questionadas por apresentar padrões irreais.
Em junho deste ano, um anúncio da YSL foi banido no Reino Unido por ter uma modelo demasiado magra, depois de em Abril, em França, ter sido aprovada uma lei que proíbe o “exercício da actividade de modelo a todas as pessoas cujo índice de massa corporal seja muito baixo”.
O ano passado a American Apparel ter convidado uma modelo de 62 anos para uma campanha.
Em 2013, a Doll Parts, uma agência de modelos norte americana, quebrou todos os paradigmas de beleza ao mostrar que mulheres amputadas podem ser inspiradoras e seguir uma carreira de Top Model.
ZAP / Move