França proíbe modelos demasiado magras

Quem empregar modelos demasiado magras, em França, pode ir parar à prisão. É o que se determina na nova Lei aprovada pelo Parlamento francês e que visa lutar contra a anorexia no mundo da moda.

A chamada emenda Véran, em referência ao deputado socialista que a elaborou, foi aprovada nesta sexta-feira, 3 de Abril, no âmbito de um projecto de Lei sobre a Saúde, e “proíbe o exercício da actividade de modelo a todas as pessoas cujo índice de massa corporal seja muito baixo (inferior a 18: por exemplo 55 kg por 1,75 metros)”, conforme aponta o jornal francês Le Monde.

Aprovada com a oposição dos Partidos União Por um Movimento Popular (UMP) e União dos Democratas e Independentes  (UDI) e a reserva dos ecologistas, a emenda teve o apoio da ministra da Saúde Marisol Touraine que manifestou como “preocupante” a presença de modelos demasiado magras nos desfiles de moda.

No âmbito desta nova regulamentação, os responsáveis das Agências de Modelos que empreguem profissionais que não cumpram as normas da interdição serão punidos com penas de prisão até 6 meses e multas até 75 mil euros.

O objectivo da medida é ter um “efeito regulador” para o sector da moda, conforme salienta o seu criador, Olivier Véran, citado pelo Le Monde.

A par desta emenda contra modelos muito magras, o Parlamento francês definiu ainda que os retoques de Photoshop nas fotografias usadas em publicidades devem ser devidamente sinalizados.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Iniciativa Liberal defende taxa única de IRS e liberdade de escolha da escola

Esta é a primeira vez que o partido concorre a umas eleições legislativas e, em declarações à agência Lusa, o presidente do partido e cabeça-de-lista pelo círculo do Porto, Carlos Guimarães Pinto, destacou algumas das …

Depois do veto de Marcelo, PSD chumba lei do lóbi

O grupo parlamentar do PSD vai votar conta as propostas de alteração do CDS e PS à lei do lóbi, fazendo cair o diploma. A 7 de junho, data da aprovação da lei do lóbi no …

Bloco defende fim das propinas na próxima legislatura

O Bloco de Esquerda vai propor o fim das propinas durante a próxima legislatura, anunciou esta quinta-feira, em Coimbra, a coordenadora nacional do partido, Catarina Martins, que defendeu também o financiamento plurianual para as universidades. “O …

Neto de Moura também processou outros juízes

O juiz Neto de Moura apresentou uma participação crime contra os juízes do Tribunal de Loures que absolveram um agente da PSP num processo apresentado pelo magistrado em 2012. Após os polémicos acórdãos sobre casos de …

PCP incita Parlamento a condenar ciganofobia do PAN

O grupo parlamentar do PCP apresentou um voto de condenação no Parlamento, que será votado esta sexta-feira, sobre a “atitude discriminatória e xenófoba” de uma representante do PAN para com a comunidade cigana na Moita, …

Computadores da PSP não têm acesso a base de dados de criminosos

Milhares de computadores da PSP estão sem acesso ao Sistema Estratégico de Informações (SEI), que permite controlar e gerir toda a atividade operacional diária da polícia, incluindo registos de ocorrências e identificação de suspeitos. O Jornal …

Os nossos antepassados acasalaram com pelo menos 5 espécies diferentes

A análise genética revelou que os ancestrais dos humanos modernos cruzaram com pelo menos cinco grupos humanos arcaicos diferentes quando se mudaram da África e passaram pela Eurásia. Embora dois dos grupos arcaicos sejam conhecidos atualmente …

A Loja do Gato Preto

Loja do Gato Preto suspeita de envolvimento em esquema de contrabando

Os sócios da Loja do Gato Preto e vários funcionários da empresa são arguidos numa investigação relacionada com suspeitas de contrabando e falsificação de documentos, no âmbito de importações de utensílios de mesa e cozinha …

PS alarga fosso em relação ao PSD (mas ainda está longe da maioria absoluta)

O PS segue destacado nas intenções de voto relativas às próximas legislativas, alargando o fosso em relação ao PSD de Rui Rio para quase 14 pontos percentuais, segundo a sondagem da Aximage divulgada esta sexta-feira. De …

Desde a saúde ao trabalho, quase 170 diplomas em votação no último dia do Parlamento

Parlamento realiza o seu último dia de votações antes das férias de verão, uma “maratona” para votar 59 projetos de lei, 19 propostas de lei do Governo e 90 projetos e propostas de resolução. O parlamento …