IL junta-se ao PSD e CDS em Lisboa

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas

Cara da nova coligação na capital será a mesma: Carlos Moedas. Acordo será formalizado na próxima semana. Isaltino Morais também tem apoio do PSD em Oeiras.

O atual presidente da Câmara de Lisboa, o social-democrata Carlos Moedas, vai recandidatar-se nas eleições autárquicas deste ano por uma coligação entre PSD, CDS-PP e IL, confirmou esta terça-feira à Lusa o coordenador do núcleo de Lisboa da IL.

Rodrigo Mello Gonçalves confirmou que foi fechado um acordo entre os três partidos para uma candidatura em coligação nas eleições de 12 de outubro. “Só estão incluídos estes três partidos no acordo”, indicou o coordenador do núcleo de Lisboa da IL, referindo que o acordo deverá ser formalizado na próxima semana.

Carlos Moedas tinha já assumido na semana passada que iria tentar um segundo mandato à frente do executivo, sem falar sobre uma eventual coligação.

“Ainda tenho muito para dar aos lisboetas”, disse o autarca ao Expresso.

Além da sua candidatura, foram já anunciadas as de Alexandra Leitão (PS), João Ferreira (CDU), Carolina Serrão (BE), Ossanda Líber (Nova Direita), José Pinto Coelho (Ergue-te) e Bruno Mascarenhas (Chega) à presidência da Câmara de Lisboa.

No atual mandato (2021-2025), Carlos Moedas governa Lisboa sem maioria absoluta, após ter sido eleito pela coligação Novos Tempos – PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança.

O atual executivo integra também três vereadores do PS (elegeu cinco, mas perdeu dois após várias renúncias aos mandatos, cumprindo a lista da candidatura em coligação), três dos Cidadãos Por Lisboa (eleitos pela coligação PS/Livre), dois do PCP, um do Livre e um do BE.

Isaltino para Oeiras e ex-comunista para Setúbal

O PSD anunciou esta terça-feira que vai apoiar as candidaturas independentes de Isaltino Morais em Oeiras — cuja Câmara municipal foi novamente alvo de buscas este mês por suspeitas de corrupção — e da antiga autarca da CDU Maria das Dores Meira em Setúbal, tendo também confirmado a recandidatura de Luís Filipe Menezes em Gaia.

Estas decisões foram tomadas em reunião da Comissão Política Nacional do PSD, que, através de comunicado, divulgou a lista dos últimos candidatos apoiados pelos sociais-democratas a câmaras municipais.

Este órgão de direção do PSD realça também as apostas de Hélder Sousa e Silva, ex-autarca de Mafra, agora para a Câmara de Almada, e do deputado social-democrata Cristóvão Norte para a Câmara de Faro.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.