Há um novo recorde mundial de turbinas eólicas – e desta vez não é da China

Siemens Gamesa

Turbina eólica mais potente do mundo da Siemens Gamesa

A hispano-germânica Siemens Gamesa anunciou a  turbina eólica mais potente do mundo, destronando a China – que é uma “recordista crónica” nesta matéria.

A Siemens Gamesa conquistou o lugar cimeiro no que diz respeito à turbina eólica mais potente do mundo.

A empresa de engenharia hispano-germânica, criada em 20217, instalou com êxito uma unidade de 21,5 megawatts (MW) no campo de testes de turbinas da Universidade Técnica da Dinamarca, em Østerild.

Com um diâmetro de 276 metros, o modelo SG DD-276 da Siemens segue-se a uma série de turbinas que reivindicam o título de mais potente do mundo – um título que tem sido historicamente dominado pelos fabricantes chineses.

Como lembra a Renew Economy, o recorde da maior turbina instalada no mundo era detido pela empresa chinesa Mingyang Smart Energy, que no ano passado anunciou ter instalado com sucesso uma turbina de 20MW, denominada MySE18.X-20MW.

A mesma revista refere que o projeto da Siemens Gamesa foi parcialmente financiado pela União Europeia, depois de a empresa ter recebido 30 milhões de euros do fundo de inovação da união política – um dos maiores programas mundiais dedicados às novas tecnologias de baixo carbono.

A Siemens Gamesa foi criada  através da fusão da subsidiária eólica da alemã Siemens Energy, a Siemens Wind Power, e do fabricante espanhol de turbinas eólicas Gamesa.

O protótipo da turbina tem capacidade suficiente para abastecer anualmente 70.000 casas dinamarquesas, reduzindo simultaneamente as emissões de gases com efeito de estufa em 55.454 toneladas de CO2 equivalente durante todo o projeto.

China vai responder

Embora esta seja, para já, a a turbina mais potente do mundo, a China já anunciou uma turbina ainda mais potente, mas que ainda não foi instalada.

Em outubro, a empresa estatal chinesa Donfang Electric anunciou que tinha concluído o fabrico de uma turbina eólica de 26MW, afirmando que uma única unidade seria suficiente para alimentar 55.000 casas.

Mas o anterior detentor do recorde, a Mingyang Smart Energy, também anunciou planos para a sua próxima geração de turbinas de 22MW.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.