Montanhistas profissionais seguem para o Nepal para ajudar os sherpas

Um grupo profissional de montanhistas iniciou uma missão de emergência para ajudar os ‘sherpas’, guias locais da cordilheira dos Himalaias, afetados pelo terramoto que assolou o Nepal no sábado.

A equipa, dirigida pelo montanhista neozelandês Mal Haskins, inclui 15 médicos e paramédicos e o seu objetivo é responder às necessidades das vítimas até que a ajuda do Governo e internacional cheguem às zonas mais remotas, revelou a imprensa australiana.

Mal Haskins explicou que muitas aldeias ‘sherpas’ ficaram totalmente destruídas no vale de Langtang, a 64 quilómetros a norte da capital assoladas também por uma avalanche.

“Todas as grandes organizações de ajuda são como um grande avião: muito lentos ao início, mas quando começam a rolar são muito difíceis de parar. Estamos aqui para iniciar a fase lenta”, disse o neozelandês.

A missão integra um grupo de veículos com alimentos e medicamentos para atender às necessidades mais urgentes até que chegue a ajuda internacional.

Pelo menos 6.204 pessoas morreram em consequência do forte sismo que abalou sábado o Nepal, revelaram hoje as autoridades locais em mais uma atualização do número de vítimas.

Além dos mortos, as autoridades nepalesas contabilizam ainda 13.932 feridos com diversos graus de gravidade.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.