Montanhistas profissionais seguem para o Nepal para ajudar os sherpas

Um grupo profissional de montanhistas iniciou uma missão de emergência para ajudar os ‘sherpas’, guias locais da cordilheira dos Himalaias, afetados pelo terramoto que assolou o Nepal no sábado.

A equipa, dirigida pelo montanhista neozelandês Mal Haskins, inclui 15 médicos e paramédicos e o seu objetivo é responder às necessidades das vítimas até que a ajuda do Governo e internacional cheguem às zonas mais remotas, revelou a imprensa australiana.

Mal Haskins explicou que muitas aldeias ‘sherpas’ ficaram totalmente destruídas no vale de Langtang, a 64 quilómetros a norte da capital assoladas também por uma avalanche.

“Todas as grandes organizações de ajuda são como um grande avião: muito lentos ao início, mas quando começam a rolar são muito difíceis de parar. Estamos aqui para iniciar a fase lenta”, disse o neozelandês.

A missão integra um grupo de veículos com alimentos e medicamentos para atender às necessidades mais urgentes até que chegue a ajuda internacional.

Pelo menos 6.204 pessoas morreram em consequência do forte sismo que abalou sábado o Nepal, revelaram hoje as autoridades locais em mais uma atualização do número de vítimas.

Além dos mortos, as autoridades nepalesas contabilizam ainda 13.932 feridos com diversos graus de gravidade.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em 2018, cientistas de Wuhan terão planeado infetar morcegos com coronavírus

Em 2018, um grupo de cientistas da cidade chinesa de Wuhan, onde foi registado o primeiro caso de covid-19, estaria a planear infetar, com coronavírus modificados, morcegos que vivem em cavernas. Os cientistas terão pedido 14 …

Este batom foi lançado em 1971, mas está esgotado - e é mais uma prova do impacto económico do TikTok

O Black Honey da Clinique é o mais recente produto de maquilhagem a bombar no TikTok. Muitas marcas estão a notar o poder económico que em ser viral na aplicação e estão a tentar promover …

Portugal regista mais duas mortes e 599 casos de covid-19

Nas últimas 24 horas registaram-se mais duas mortes e 599 novos casos de covid-19 em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da DGS. Portugal regista hoje duas mortes atribuídas à covid-19, assim como 599 novos …

Em 2021, Sochi voltou a ser Sochi e em Sochi ganha a Mercedes – com recorde histórico para Hamilton

Lando Norris, o jovem piloto da Mclaren, vai sair da Rússia com um misto de sensações. No fim-de-semana em que conquista a primeira pole position da carreira, perde também, de forma dramática, a hipótese de …

As pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doença cardíaca

As pessoas que fazem uma dieta com maior teor de gordura láctea têm um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, revela um novo estudo. Uma equipa internacional de cientistas estudou o consumo de gordura láctea de …

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Afluência de 42,34% até às 16h

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …