Afinal, como surgiu o mito “Leiria não existe”?

2

Entre os exemplos noutros países, o Reddit, um jogo de computador ou uma finalista do Festival da Canção… Leiria agradece a fama.

“Leiria não existe”. Provavelmente já viu esta frase algures na internet. E, mesmo que não seja muito ligado ao mundo digital, pode ter visto numa auto-estrada, num painel publicitário.

Os portugueses sabem muito bem que Leiria existe. E, a esta altura, já milhares de estrangeiros também já confirmaram que a cidade está ali, bem no centro de Portugal.

Mas, afinal, como é que surgiu esse mito sobre Leiria nem existir? O portal Visite Leiria foi espreitar.

Primeiro, uma referência a outros países: Bielefeld (Alemanha), Drenthe (Países Baixos), Acre (Brasil), Wyoming (EUA), Tlaxcala (México) – todas estas cidades não existem, segundo algumas piadas.

Mas agora só sobre Leiria. No Reddit, em 2020, foi publicado um vídeo do utilizador Captain_tuga, no qual o distrito Leiria desaparece. Sem explicação. O criador diz que se inspirou numa imagem onde Leiria aparece mesmo.

A piada começou a espalhar-se.

No ano seguinte, o jogo de computador Euro Truck Simulator 2 teve um novo mapa ibérico; e, nesses novos percursos, por muito que conduzisse na A1, o camião (no jogo) nunca passava pela saída para Leiria. Leiria não entrava nesse novo mapa instalado no jogo.

Nos meses seguintes foram-se multiplicando novas contas nas redes sociais, hashtags, memes e muitos outros conteúdos. Tudo à volta do “Leiria não existe”. Até leirienses faziam isso.

Estávamos em picos da COVID-19. Havia muita gente sem grande coisa para fazer.

“Leiria não existe” chegou a ser o tema central num trabalho académico de um grupo de alunos da licenciatura de Audiovisual e Multimédia, da Escola Superior de Comunicação Social do Politécnico de Lisboa.

No final de 2023, surgiu o vídeo que inicia este artigo. A leiriense Inês Apenas, finalista do Festival da Canção desse ano na RTP, lançou a música Leiria não existe.

Guilherme Fonseca, humorista e escritor, voltou ao tema: o seu livro Deve ser, deve tem algumas das teorias negacionistas mais interessantes/conhecidas/estapafúrdias. “Leiria não existe” lá está, claro.

Já no ano passado, a Rádio Comercial destacou esse mito. E o conceito tornou-se ainda mais popular.

Entretanto, esta ideia falsa, que já percorreu todo o país e não só, até deve fazer com que Leiria tenha mais visitantes. Só para confirmarem que existe.

ZAP //

2 Comments

    • Sou Leiriense e desses tempos do mIRC.
      Naquela altura quando alguém fazia algo positivo e surpreendente dizíamos “oh pá, tu não existes”, como forma de demonstrar gratidão pelo momento e pela atitude.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.