ACAP propõe ao Governo que alargue programa de incentivos à compra de carros elétricos a “modelos com algum tipo de eletrificação”, nomeadamente híbridos. “Somos o caixote de lixo” dos veículos poluentes da Europa.
A adesão ao programa de incentivos à compra de carros elétricos tem sido muito limitada especialmente por causa de um problema há muito identificado: o abate do carro antigo, que parece afastar o interesse no apoio à compra de um veículo de emissões nulas.
Em 2025, o programa vai contar com mais dinheiro e vai chegar a mais consumidores, precisamente devido à fraca adesão no ano anterior: o saldo que ficou por atribuir em 2024 (3,5 milhões de euros) será somado à dotação prevista para 2025 (10 milhões).
Para a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), a solução passa por reformular os incentivos à eletrificação, incluindo os modelos híbridos no programa de apoios, que atualmente é exclusivo a veículos 100% elétricos (exclui outros modelos eletrificados).
Deveria “haver um incentivo para modelos com algum tipo de eletrificação, não só os 100% elétricos”, afirmou Helder Pedro, secretário-geral da ACAP.
“Somos o caixote de lixo” dos veículos poluentes da Europa
Em 2024, a idade média dos veículos em circulação atingiu os 14 anos, um aumento significativo face aos 7 anos registados em 2000. Cerca de 28% dos automóveis têm entre 15 e 20 anos, enquanto 27% têm mais de 20 anos. Predominam carros a combustíveis fósseis, com 55% movidos a gasóleo e 36% a gasolina.
A situação agrava-se com a entrada de carros usados importados, que aumentam a idade média do parque automóvel nacional. Em 2024, foram importados 106 mil carros usados. Apenas 1% destes veículos tinham menos de um ano, enquanto 40% tinham entre cinco e dez anos.
Pedro Lazarino, da Stellantis Portugal, diz ao Negócios que a situação “é preocupante” e que Portugal tem sido alvo de uma “liberalização de entrada de viaturas mais poluentes”, que não pagam taxas de Ecovalor, criando uma concorrência desleal: “somos o caixote de lixo” dos veículos poluentes da Europa, sublinha.