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Abate de carros antigos devia dar dinheiro para comprar híbrido. “Somos o caixote do lixo da Europa”

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ACAP propõe ao Governo que alargue programa de incentivos à compra de carros elétricos a “modelos com algum tipo de eletrificação”, nomeadamente híbridos. “Somos o caixote de lixo” dos veículos poluentes da Europa.

A adesão ao programa de incentivos à compra de carros elétricos tem sido muito limitada especialmente por causa de um problema há muito identificado: o abate do carro antigo, que parece afastar o interesse no apoio à compra de um veículo de emissões nulas.

Em 2025, o programa vai contar com mais dinheiro e vai chegar a mais consumidores, precisamente devido à fraca adesão no ano anterior: o saldo que ficou por atribuir em 2024 (3,5 milhões de euros) será somado à dotação prevista para 2025 (10 milhões).

Para a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), a solução passa por reformular os incentivos à eletrificação, incluindo os modelos híbridos no programa de apoios, que atualmente é exclusivo a veículos 100% elétricos (exclui outros modelos eletrificados).

Deveria “haver um incentivo para modelos com algum tipo de eletrificação, não só os 100% elétricos”, afirmou Helder Pedro, secretário-geral da ACAP.

“Somos o caixote de lixo” dos veículos poluentes da Europa

Em 2024, a idade média dos veículos em circulação atingiu os 14 anos, um aumento significativo face aos 7 anos registados em 2000. Cerca de 28% dos automóveis têm entre 15 e 20 anos, enquanto 27% têm mais de 20 anos. Predominam carros a combustíveis fósseis, com 55% movidos a gasóleo e 36% a gasolina.

A situação agrava-se com a entrada de carros usados importados, que aumentam a idade média do parque automóvel nacional. Em 2024, foram importados 106 mil carros usados. Apenas 1% destes veículos tinham menos de um ano, enquanto 40% tinham entre cinco e dez anos.

Pedro Lazarino, da Stellantis Portugal, diz ao Negócios que a situação  “é preocupante” e que Portugal tem sido alvo de uma “liberalização de entrada de viaturas mais poluentes”, que não pagam taxas de Ecovalor, criando uma concorrência desleal: “somos o caixote de lixo” dos veículos poluentes da Europa, sublinha.

ZAP //

2 Comments

  1. Esqueçam lá isso!
    Não é o incentivo ao abate que vai resolver a situação!

    Com um milhão e meio de migrantes cá em Portugal, foram reativados muitos carros velhos que já não circulavam.
    Alem disso, Portugal continua a importar diariamente muitos carros usados, ou seja, está explicado a razao pelo qual os outros paises europeus, não tem tanta sucata a circular, porque os portugueses, não tem poder de compra para carro novo e comora o lixo que a Europa não quer.
    Portanto, subam os salários do portugueses, baixem os impostos sobre is veículos, que sao nais caros em Portugal que no estrangeiro e párem de importar carros usados!

  2. ” SOMOS O CAIXOTE DE LIXO ….. – Portugal precisa se modernizar ; sair desse conservadorismo, criando politicas atualizadas nas áreas ,tanto, administrativa como social Sair desse socialismo ultrapassado e subalterno que o deixa submisso . Acabar com essa corrupção endêmica , entrando ano e sai ano e as mesmas velhacarias, É o que pensa , joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

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