A Black Friday está a perder “força” entre os consumidores nacionais que, cada vez mais, notam poucas vantagens nas promoções que ocorrem nesta altura. O problema é o aumento dos preços antes destas promoções.
Várias marcas são acusadas de inflacionar os preços antes das promoções da Black Friday, o que torna a compra de produtos na altura desta campanha, pouco vantajosa para os consumidores.
A Worten é uma das marcas visadas por queixas de consumidores na plataforma Reddit, um agregador de notícias onde os utilizadores podem partilhar conteúdos e participar em discussões sobre temas variados.
“Estou a monitorizar electrodomésticos que já escolhi há algumas semanas para casa nova e posso garantir que desde o arranque da Black Friday, todos estão mais caros na Worten“, lamenta um utilizador do Reddit.
Outro utilizador da plataforma revela que comprou um aspirador robô por 179 euros no site da Worten, no dia 21 de Outubro, e diz que passados alguns dias, reparou que o mesmo aspirador estava a ser vendido por 299 euros no âmbito de uma campanha com o IVA zero.
Máquina de louça aumentou 180 euros num mês
Susana também detectou uma situação semelhante. Esta consumidora de Santa Maria da Feira quer comprar uma máquina de lavar louça a um preço interessante e tem acompanhado os preços na Worten.
Foi assim que reparou que uma máquina que no início de Outubro, custava 749 euros está, agora, à venda por 929 euros – é um aumento de 180 euros em cerca de um mês.
A mesma máquina está a ser vendida no site da Rádio Popular por 743 euros com a indicação de que o Preço de Venda ao Público Recomendado (PVPR) é de 929 euros.
“Preços subiram à parva nas últimas semanas”
Um outro consumidor nota no Reddit que comprou uma máquina de lavar loiça por 439 euros no dia 12 de Outubro, além de outros produtos. Agora, estão “todos mais caros” e “nenhum está listado com Black Friday”, o que significa que “daqui a nada é lançado com algum desconto”, acrescenta.
Outro utilizador do Reddit queixa-se de que “alguns preços subiram à parva nas últimas semanas”.
Esta é, de resto, uma prática já conhecida em várias marcas, e que não se verifica apenas nas promoções da Black Friday.
Um consumidor do Reddit fala da venda de vinhos nos hipermercados como uma “burla”. Assim, aponta que colocam “vinhos de 3 euros a 10 euros” e que “depois fazem 50% de desconto”, vendendo “uma porcaria que já não valia 3 euros a 5 euros, subindo as margens [de lucro] em dois terços”.
Acompanhar preços com um Excel
Os consumidores estão cada vez mais atentos a estas situações e há quem faça “uma lista Excel” do que quer comprar para ir monitorizando os preços ao longo dos meses.
Quem usa este método é Filipa, residente no Porto, que procura uma máquina de lavar roupa nova. Na sua lista Excel, apenas uma máquina ficou mais cara neste período de um mês, passando de 347 euros para 377 euros na loja online da Casa dos Acessórios.
Há ainda uma máquina de lavar roupa no outlet da Worten que vende produtos com algum defeito, que baixou o preço de 324 euros para 275 euros.
Portanto, os consumidores podem fazer bons negócios, desde que estejam atentos aos produtos praticados.
Melhores negócios nem sempre são na Black Friday
Um outro consumidor que usa o método Excel refere no Reddit que “os preços mais baixos” que tem encontrado são os da “Black Friday ao início de Janeiro”.
Outros consumidores acreditam que os melhores negócios “são sempre no início de Novembro e não propriamente na semana da Black Friday”.
Os dias sem IVA costumam compensar mais do que esta época de promoção em particular, apontam outras pessoas que têm estado atentas aos preços.
Há também compras em algumas lojas tradicionais que podem ser mais baratas nas promoções da Black Friday, em comparação com os preços praticados nas grandes superfícies nesta altura.
Existem ainda consumidores que adquirem electrodomésticos em lojas internacionais a preços mais vantajosos, mas o processo pode dar “muitas dores de cabeça” no caso de reclamações por equipamentos partidos ou estragados, desabafam.
Para acompanhar os valores de venda praticados em Portugal, nos mais diversos produtos, pode sempre usar o comparador de preços da Deco, a Associação de Defesa do Consumidor.
Mas esta gente nunca ouviu falar do KuantoKusta?