Novo método minimiza a perda de nutrientes ao remover o oxigénio durante a extração do sumo, permitindo uma maior concentração de flavanóis, antioxidantes associados a melhorias na pressão arterial e nos níveis de colesterol.
Um grupo de cientistas descobriu recentemente uma revolucionária forma de espremer maçãs de forma a retirar delas muito mais benefícios para a saúde.
A nova técnica, que envolve um sistema de prensa de filtro espiral, demonstrou quadruplicar a quantidade de polifenóis — os antioxidantes benéficos encontrados em frutas, vinho tinto e cacau — em comparação com os métodos convencionais de produção de sumo de maçã.
A descoberta pode significar um aumento substancial nos efeitos positivos do sumo para a saúde do coração e do cérebro, oferecendo potencialmente proteção contra várias doenças, explicam os autores do estudo publicado na Science Direct.
Polifenóis, particularmente um grupo conhecido como flavanóis, foram associados a melhorias na pressão arterial, nos níveis de colesterol e na gestão do açúcar no sangue.
O novo método minimiza a perda de nutrientes ao remover o oxigénio durante o processo de extração do sumo, processo que é conhecido por degradar nutrientes vitais como a vitamina C e certos polifenóis quando expostos.
“As perdas de nutrientes devem-se normalmente à presença de oxigénio, que degrada rapidamente alguns dos nutrientes no sumo de maçã como flavan-3-ols ou vitamina C”, explica um co-investigador do estudo, Stefan Dussling. “Isto acontece quando fazemos sumo de maçã em casa ou compramos um produto pronto a consumir.”
“Esperamos que o novo método de extração de sumo seja utilizado mais amplamente no futuro para ajudar as pessoas a obterem mais destes compostos naturais benéficos ao beber um simples um copo de sumo.”
Tipicamente altos em açúcar mas baixos em fitoquímicos benéficos, os sumos de maçã disponíveis no mercado são considerados bastante menos saudáveis.
Cuidado com os sumos de fruta!
Apesar dos benefícios para a saúde do sumo de maçã recém-desenvolvido, profissionais de saúde alertam contra o consumo excessivo de sumos de fruta devido ao seu alto teor de açúcar.
A ingestão de sumo de fruta, sumo de vegetais e batidos não deve ultrapassar os 150ml por dia, o equivalente a um pequeno copo.
Comer a fruta inteira continua a ser, apesar dos benefícios potenciais deste sumo rico em flavanóis, uma melhor fonte de nutrientes.