As listas de candidatos do PS às eleições legislativas antecipadas de 10 de março foram aprovadas em Comissão Política Nacional com 84% de votos a favor e “conciliam a defesa do legado dos governos com a renovação do PS”.
No final da reunião da Comissão Política Nacional do PS, em que as listas de candidatos a deputados deste partido foram aprovadas com 84% de votos a favor, o secretário-geral do partido Pedro Nuno Santos defendeu que as listas conciliam a defesa da governação e a renovação.
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, será o cabeça de lista no círculo de Aveiro. A ministra da Presidência, Mariana da Silva, será a número um em Lisboa e Francisco Assis, atual presidente do Conselho Económico e Social (CES), o primeiro candidato dos socialistas no Porto.
José Luís Carneiro, principal adversário de Pedro Nuno Santos nas diretas de 15 e 16 de dezembro, vai encabeçar a lista do PS em Braga, enquanto Daniel Adrião, que também concorreu à liderança do partido, acabou por ficar de fora das listas de candidatos a deputados, depois de ter sido colocado em quinto lugar em Coimbra – onde Ana Abrunhosa é cabeça de lista.
Francisco César (filho de Carlos César, presidente do partido) volta a ser o número um nos Açores. Já na Madeira, avança o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas Paulo Cafôfo.
Eis os restantes 15 cabeças de lisa:
- Beja – Nelson Brito
- Bragança – Isabel Ferreira (secretária de Estado do Desenvolvimento Regional)
- Castelo Branco – Nuno Fazenda (secretário de Estado do Turismo)
- Évora – Luís Dias (presidente da Câmara de Vendas Novas)
- Faro – Jamila Madeira
- Guarda – Ana Mendes Godinho (ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social)
- Leiria – Eurico Brilhante Dias (líder parlamentar do PS)
- Portalegre – Ricardo Pinheiro
- Santarém – Alexandra Leitão (coordenadora do programa eleitoral)
- Setúbal – Ana Catarina Mendes (ministra dos Assuntos Parlamentares)
- Viana do Castelo – Marina Gonçalves (ministra da Habitação)
- Vila Real – Fátima Correia Pinto (com o “habitual” Álvaro Beleza a desistir)
- Viseu – Elza Pais (presidente das Mulheres Socialistas)
- Europa – Paulo Pisco
- Fora da Europa – Augusto Santos Silva (Presidente da Assembleia da República)
Renovação + continuidade
“A constituição de listas de candidatos a deputados tem sempre alguma tensão, com entradas e saídas, o que é normal. Houve uma larga maioria a aprovar as listas: em 86 votantes, apenas seis contra. Foi uma votação esmagadora a favor das listas”, sustentou Pedro Nuno Santos, no final da reunião desta terça-feira.
O secretário- geral do partido procurou desdramatizar, contrapondo que “há sempre desencontros durante os processos de elaboração das listas de candidatos a deputados – e isso não é relevante”.
“O que é relevante é que temos listas que conseguem conciliar a renovação com a experiência: 50% dos cabeças de listas do PS são novos. Alguns continuam, alguns são membros do Governo”, referiu.
Pedro Nuno Santos apontou depois que o país assistiu a uma legislatura ser interrompida, em que o PS tinha maioria absoluta no parlamento. E justificou nesse contexto a presença de vários membros do Governo como cabeças de lista em círculos eleitorais.
“Há membros do Governo que têm feito um excelente trabalho, que nós queremos que continue. Conciliamos a defesa do legado desta governação com a necessidade de darmos um novo impulso”, sustentou.
Ainda de acordo com o líder do PS, no seu partido apostou-se “numa combinação entre competência, experiência e também renovação”.
ZAP // Lusa
Mudam as moscas mas a mer** é a mesma!