Bloqueada por montanhas, esta região parece Marte: não vê um pingo de chuva há dois milhões de anos e os ventos catabáticos roubam-lhe toda a humidade. A sua localização é surpreendente.
Quando pensa no “lugar mais seco do mundo”, talvez lhe venha à ideia a imagem de uma bola de feno em pleno western, num deserto silencioso. Se assim foi, podia estar mais errado.
O deserto de Atacama, no Chile é, na verdade, um dos fortes candidatos à “secura” mais grave, segundo o IFL Science. A árida região não vê uma queda de chuva significante há mais de 400 anos e, de acordo com a NASA, conta com apenas um a três milímetros de precipitação por ano.
Mas o lugar mais seco do mundo só podia estar… no continente mais seco, cuja identidade pode revelar-se uma surpresa para muitos.
É na Antártida, onde o ar é mais frio e conduz menos humidade do que o ar quente, que fica o recordista secante. Apesar de contar com extensos metros de neve nas suas regiões costeiras, o interior do continente é escasso em fontes de humidade, especialmente nos lugares que fazem, sem dúvida, jus ao nome — os Vales Secos.
Bloqueada por montanhas, esta região parece Marte: (surpreendentemente) com quase nenhum gelo e neve, os quase cinco mil quilómetros quadrados que compõe os Vales Secos não veem um pingo de chuva há dois milhões de anos e os ventos catabáticos — que transportam ar de alta densidade a velocidades estrondosas que atingem os 320 quilómetros por hora —roubam-lhe toda a humidade.
Além do seu clima extremo, os Vales Secos são conhecidos pela sua vida microbiana única e adaptada às adversidades do ambiente. Entre as baixas temperaturas e ausência de água líquida na superfície, certos microrganismos conseguem sobreviver e prosperar.
A área é hoje usada pela NASA precisamente como uma “simulação” do Planeta Vermelho, devido à sua extrema aridez e características geológicas semelhantes.
São, sem dúvida, um dos ambientes mais inóspitos e fascinantes do nosso Planeta Azul.
e só têm “quase cinco mil metros quadrados”….. mais pequeno que um campo de futebol? nãããããã…. quem escreveu estava distraído, só pode.
Cara leitora,
Obrigado pelo reparo. Está corrigido.
Era para ver se os leitores estão atentos… Excelente artigo.
Obrigado