“Recebido como se não fosse um tirano comunista”. Presidente de Cuba em Portugal

9

cubadebate / Flickr

O Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel

A visita do Presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel, a Portugal, nesta sexta-feira, está a causar polémica. O Chefe de Estado será recebido por Marcelo Rebelo de Sousa e estará numa cerimónia no Parlamento. A Iniciativa Liberal (IL) já anunciou que não estará presente.

Depois da polémica com a presença de Lula da Silva, Presidente do Brasil, em Portugal, volta a haver burburinho com a visita de Estado de Miguel Diaz-Canel ao nosso país.

O Presidente de Cuba vai ser recebido por Marcelo Rebelo de Sousa e depois, participará numa cerimónia de boas-vindas na Assembleia da República (AR).

Diaz-Canel também terá um encontro com o Presidente da Câmara de Lisboa, além de participar num jantar em sua honra no Palácio da Cidadela, em Cascais, onde deverá também estar o primeiro-ministro António Costa.

A visita do Presidente de Cuba a Portugal acontece numa altura em que o Governo português quer contratar médicos cubanos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Diaz-Canel esteve, recentemente, em Itália, onde acertou com este país a contratação de 400 médicos cubanos para o sistema de saúde italiano, acordando que o país europeu pagaria directamente o salário aos profissionais.

IL não vai receber Presidente de Cuba no Parlamento

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, já anunciou que o seu partido, “obviamente, não se fará representar” na cerimónia na AR.

Entretanto, também entre os anónimos, a visita de Diaz-Canel está a ser criticada. E há quem comente, nas redes sociais, que vai ser “recebido como se não fosse um tirano comunista”.

Também há quem pergunte “quem será o próximo”, lembrando a polémica visita de Lula da Silva a Portugal.

Manifestação de apoio a Cuba

Por outro lado, há quem queira aproveitar a visita do Presidente de Cuba para manifestar apoio ao povo cubano. Para este sábado, pelas 16:30 horas, na Voz do Operário, está marcado um acto de solidariedade que inclui um espectáculo musical sob o lema “Juntos por Cuba”.

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) associa-se ao evento, notando que “Cuba vive, há mais de sessenta anos, sob um cruel bloqueio, imposto pelos EUA contra a vontade da maioria dos países”, mas que, “apesar de tudo”, “nunca desistiu dos direitos à saúde, à educação, à habitação, à cultura, à igualdade e nunca falhou com a solidariedade a outros povos”.

O CESP destaca ainda que “a CGTP-IN subscreveu o apelo lançado pela Associação de amizade Portugal-Cuba, associando-se à organização do grande evento de solidariedade com Cuba”.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

9 Comments

  1. Quando o Comando Fidel Castro se deslocou a Portugal para a VIII Cimeira Ibero-Americana em 1998, realizada no Pavilhão de Congressos em Matosinhos, tive pena dele, coitado, esteve ali quase duas horas a discursar para uma plateia composta por liberais e parolos.

  2. É um sinal. Os portugueses devem ficar atentos para o que está por vir. O mesmo ocorreu no Brasil há pouco, quando o ditador Nicolás Maduro, da Venezuela, foi recebido com honras e tapete vermelho pelo presidente que está se revelando comunista Lula da Silva. A aproximação de ditaduras coloca em risco a intenção democrática dos povos de Portugal e Brasil – e ela segue escancarada. Só não vê quem tem interesses de fechar os olhos a essa acelerada desmocratização.

  3. Quando é que este país deixa de ser uma ditadura de Estado? Quando é que este ditador condena a agressão à Ucrânia?

  4. Então depois de Lula e do Presidente de Cuba, a seguir será Maduro a vir ao Parlamento português. Isto deve-se a esta cambada vermelha que está no poder em Portugal. Estamos fodricados.

  5. As relações entre Portugal e Cuba sempre foram excelentes, até no tempo de Salazar havia Embaixada e negócios entre os dois países. Para ser franco desconheço que razões levaram a esse entendimento, mas que ele existia, existia.

  6. falam , falam, mas depois se meterem Medicos Cubanos e os Utentes começarem a ter Medicos de Familia muitos dos que falam vão agradecer ter Medico, aqui está a ironia do Destino eh eh

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.