Vários passageiros de um avião comercial chinês abriram as portas de emergência do aparelho em protesto por um longo atraso e depois de várias discussões com a tripulação, forçando o regresso do avião à gare.
O incidente ocorreu este sábado, num voo da companhia China Eastern Airlines que devia partir, na noite de sexta-feira, da cidade de Kunming para Pequim.
A partida do voo foi adiada para a manhã de sábado devido a fortes nevões na região.
Depois de várias horas de atraso e de embarcarem no avião, que se mantinha na placa do aeroporto, uma passageira de idade avançada sentiu-se mal e outros passageiros pediram explicações à tripulação, revelou a China News Service.
Um dos pilotos tentou acalmar os passageiros, mas deu-se início a uma discussão e o tripulante terá, alegadamente, gritado e insultado os passageiros, como alguns descreveram em redes sociais.
Segundo o Wall Street Journal, um grupo de passageiros abriu três das portas de emergência quando a aeronave já circulava nos caminhos de acesso à pista, para obrigar a aeronave a regressar à gare.
25 passageiros, todos membros de uma excursão turística, foram detidos para interrogatório, enquanto os restantes seguiram viagem para Pequin noutro voo.
Um dos passageiros e um guia turístico do grupo ficaram em detenção administrativa de 15 dias por “abrir as portas de emergência e por incitar os passageiros com falsa informação”, explicou a polícia local.
Zhu Yun, porta-voz da companhia aérea, negou que o piloto tenha gritado ou insultado os passageiros e garantiu que apenas foram seguidas as regras da companhia.
“Abrir as portas de emergência foi extremamente perigoso, porque não havia nada a proteger os passageiros dos motores do avião“, explicou Zhu Yun, citado pelo WSJ.
A China detém os piores registos mundiais de atrasos em voos comerciais, devido ao excessivo congestionamento do tráfego aéreo e ao forte controlo militar do espaço aéreo.
Nos últimos meses foram notícia vários casos de passageiros chineses que provocam problemas em aviões, como o caso de um passageiro que abriu a porta de emergência antes da descolagem para apanhar ar, ou um grupo de turistas que atirou um recipiente com comida quente sobre uma hospedeira após uma discussão.
ZAP / Lusa