A Toyota está a planear introduzir baterias de estado sólido nos seus veículos a partir de 2027. A empresa tem em curso um plano descarbonização.
O fabricante japonês de automóveis Toyota Motor anunciou esta terça-feira que pretende começar a comercializar baterias de estado sólido, entre 2027 e 2028.
As baterias de estado sólido são uma alternativa ao lítio-ião, devido à sua densidade energética superior.
Além disso, o carregamento mais rápido, a voltagem mais alta e o ciclo de vida mais longo são outras das vantagens das baterias de estado sólido.
O objetivo da Toyota é, precisamente, melhorar a autonomia dos veículos elétricos.
A iniciativa faz parte de uma estratégia de descarbonização futura, anunciada pelo líder mundial do setor automóvel em volume de vendas.
Além disso, a empresa disse estar comprometida com o desenvolvimento de veículos com baterias de hidrogénio.
A Toyota Motor desenvolveu uma tecnologia própria para baterias de estado sólido, atualmente na fase de protótipo.
Quando atingir a produção em grande escala no horizonte previsto, a empresa vai substituir as atuais baterias de iões de lítio utilizadas nos modelos híbridos.
Na apresentação da estratégia, a Toyota afirmou ter conseguido melhorar a capacidade das atuais baterias utilizadas, resolver o problema de durabilidade dos novos protótipos e atingir um certo nível de aplicabilidade.
O fabricante japonês de automóveis tinha inicialmente planeado começar, em meados desta década, a utilizar as novas baterias de estado sólido nos veículos híbridos, mas reviu esta política com base no ritmo do desenvolvimento tecnológico.
A empresa também planeia reduzir os custos de produção dos veículos elétricos.
No fim de maio, o diretor-geral da Ford disse o custo de produção dos carros elétricos da próxima geração – prevista entre 2030 e 2035 – irá ser significativamente menor.
Prevê-se, por isso, que a próxima geração de carros elétricos vá conseguir competir em preço com os carros a gasolina.
No ano passado, a Nissan já tinha anunciado o lançamento de baterias de estado sólido para veículos elétricos, até 2028.
Esta nova tecnologia incluirá planos para uma instalação de produção dedicada a possíveis tempos de carregamento de 15 minutos.
A Toyota também pretende introduzir melhorias na condução autónoma e no design aerodinâmico para uma nova linha de veículos deste tipo, a ser lançada a partir de 2026.
A empresa pretende vender cerca de 1,7 milhão de veículos elétricos nesse ano e aumentar esse número para 3,5 milhões até 2030, de acordo com a estratégia da empresa agora apresentada.
ZAP // Lusa