/

Preços dos elétricos vão competir com os de carros a gasolina. Tesla vai perder posição

6

(dr) The Boring Company

A próxima geração de carros elétricos vai competir em preço com os carros a gasolina. A diminuição da mão-de-obra vai diminuir o custo de produção.

O diretor-geral da Ford acredita que o custo de produção dos carros elétricos da próxima geração – prevista entre 2030 e 2035 – irá ser significativamente menor.

Jim Farley diz que as seguintes gerações de elétricos serão mais fáceis de construir, levarão menos peças, e estarão equipadas com baterias mais pequenas e feitas com materiais mais baratos.

Mas a redução dos curtos de produção, disse Jim Farley, à Reuters, dar-se-á, principalmente, “devido à redução da mão de obra“.

Além disso, avança o El Confidencial, os custos de distribuição também serão mais baixos.

No entanto, o diretor-geral da Ford, avisou, numa conferência, na semana passada, que o custo de fabricar veículos elétricos vai continuar a ser mais alto do que carros de combustão interna, pelo menos até 2030.

Só a partir da próxima década, quando a segunda e terceira gerações de carros elétricos começarem a ser produzidos, é que se prevê que a produção deste tipo de veículos poderá começar a ser mais rentável.

Tesla tende a sair da pole position

A Tesla gosta de aproveitar o facto de ser pioneira no ramo da eletrificação para ter uma posição dominante no mercado.

No entanto, a abrupta transição geral das empresas para a indústria, e consequente concorrência de carros elétricos, resultou da perda da hegemnia da Tesla, nos últimos tempos.

Se antes, quando não havia comparação possível, os carros da Tesla pareciam quase perfeitos – com a tecnologia mais avançada e quase sem falhas -, agora as outras marcas estão a mostrar que, afinal, as viaturas de Elon Musk têm deficiências claras.

No início deste ano, em Portugal, a empresa americana já não liderava.

Um relatório do ano passado feito pelo Bank of America prevê o final do domínio da Tesla também no mercado norte-americano, em 2025.

Os dados revelados mostraram ainda que a cota de mercado da Tesla passou de 70% para 30%, em apenas três anos.

John Murphy, analista-chefe do mercado automotivo do banco e autor do relatório, citado pelo El Confidencial, lamenta a falta de inoperância do CEO da Tesla, na última década: “Elon Musk teve muito espaço para operar nos últimos dez anos, onde não houve muita concorrência”.

“Esse vazio agora será preenchido massivamente nos próximos quatro anos com produtos melhores“, acrescentou.

Apesar de ter clientes “muito leais” e das novidades que irá apresentar em breve, o analista prevê que a Tesla não vai consiga acompanhar o ritmo de produção de fabricantes como a Ford, por exemplo.

John Murphy diz que, daqui a uns tempos, as pessoas vão olhar para trás e questionar-se por que razão a Tesla não aproveitou os benefícios que lhe foram atribuídos, enquanto pioneiro.

O analista considera que Elon Musk poderia e deveria ter usufruido da vantagem para aumentar a capacidade e crescer muito mais depressa do que a concorrência, fechando-lhes a porta.

Por enquanto, a estratégia de Elon Musk continua a ser a redução de preços.

Miguel Esteves, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

6 Comments

  1. A Rede Eléctrica Nacional… ou melhor, Chinesa, não está minimamente preparada para que a maioria da população tenha um eléctrico. Mais uma vez, os governantes a colocarem a carroça à frente dos bois.

    Quem vai investir para melhorar a rede? A EDP, agora que é Chinesa? Bons sonhos.

  2. A missão de Elon Musk não é fazer com que a Tesla seja líder mas sim que os carros a combustão desapareçam. Assim, promove, desde o início, a competitividade e liberta patentes para que sejam usadas pelos concorrentes. Pelo que me parece que o seguinte parágrafo do texto seja um pouco triste: “O analista considera que Elon Musk poderia e deveria ter usufruido da vantagem para aumentar a capacidade e crescer muito mais depressa do que a concorrência, fechando-lhes a porta.”

  3. Quando a Tesla conseguir ter a condução 100% autónoma e mais segura que um humano a conduzir, quero ver onde a concorrência faz melhor.

  4. Carros elétricos! Salvadores do mundo! Lembrem-se que os minérios para fazer as baterias vão acabar mais rápido que o petróleo. Quem compra um carro elétrico, da moda, está a contribuir para algo ainda pior…. E claro, nenhum país estará preparado para ter só carros elétricos a carregar na rede….Enfim….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.